Aos 101 anos, Toniquinho Fonseca treina para a passagem da Tocha
Por: Roberto Menna – trmenna@sorocaba.sp.gov.br
Evento teste do revezamento da tocha será realizado neste domingo (3)
Esbanjando disposição, força de vontade e com um largo sorriso no rosto, o ex-atleta Antônio Fonseca, de 101 anos de idade, aguarda com ansiedade a passagem da Tocha Olímpica por Sorocaba, evento do qual fará parte no dia 17 de julho. Um dos 63 condutores selecionados para carregar o símbolo máximo do esporte, Toniquinho – como é popularmente conhecido – treinou na manhã desta quarta-feira (29), na pista de caminhada que leva seu nome, dentro do hipermercado Carrefour Sônia Maria, na Zona Norte da cidade, visando se preparar para o momento histórico.
Ao percorrer o trajeto com passadas firmes, durante o exercício que pratica duas vezes por semana, Toniquinho acredita que será a pessoa mais velha a levar o artefato no país. “Vou carregar a tocha com muito carinho e pensamento positivo sempre. Tudo isso que está acontecendo é por bênção divina e espero que Deus me dê forças para poder representar, na ocasião, minha querida Sorocaba”, diz.
O único brasileiro bicampeão da marcha atlética na categoria 70 a 75 anos explica que não faz mais tanta força por conta da idade, mas segue caminhando. Porém, lembrando-se do passado, sabe como teve início a sua paixão pelo esporte. “Tudo que sou, devo ao meu pai. Ele que me ensinou a correr. Mas só fui competir, de fato, depois dos 60 anos”, conta Toniquinho, destacando que correu três corridas da São Silvestre, sendo uma delas aos 90 anos.
Para a sua filha Regina Fonseca, a presença do pai no revezamento da Tocha Olímpica coroa a dedicação do ex-atleta em competições. “A nossa família vê essa oportunidade como uma despedida digna pela contribuição que ele deu ao esporte em Sorocaba”, comenta.
Suas conquistas
Dentre as conquistas no atletismo, Toniquinho é recordista sul-americano de 800 metros, na categoria 65 anos, e detentor de mais de 500 troféus e medalhas em provas nacionais e internacionais. Ex-comerciante, competiu em diversas partes do mundo, como Estados Unidos, Canadá, Japão, Peru, Chile, Uruguai, Colômbia, Bolívia, Austrália e Finlândia, sempre trazendo premiações e recordes para o Brasil.
Em 2012, participou de sua última competição internacional, realizada no Brasil, na qual foi medalha de ouro no Campeonato Mundial de Atletismo Veterano, disputando provas de marcha atlética. Em 2014, ainda integrou a delegação sorocabana nos Jogos Regionais do Idoso (Jori), sendo homenageado pela primeira-dama do Estado de São Paulo, Lu Alckmin.
Finalizando a caminhada, Toniquinho destacou a felicidade de poder representar Sorocaba em um evento esportivo pela última vez. “É uma alegria encerrar a carreira com chave de ouro. Me fogem as palavras. Minha vida é um milagre”, analisa.
Evento teste
A passagem da Tocha Olímpica por Sorocaba vai acontecer no dia 17 de julho, com saída do bairro Campolim com destino ao Parque das Águas, no Jardim Abaeté, passando por vias que reúnem uma grande quantidade de pessoas e pontos históricos. Todo o evento tem previsão de duração de 2h30.
Para acertar os últimos detalhes de trânsito e segurança, a Força Tarefa da Cidade (FTC) fará um evento teste do revezamento da tocha neste domingo (3), às 8h01. O grupo, formado por representantes de secretarias da Prefeitura de Sorocaba e autoridades de instituições de segurança, começará a simulação na Avenida Izoraida Marques Peres, recriando todas as particularidades da situação real.
Tags:Esporte, Tocha Olímpica