Apresentação musical no Museu Histórico encerra a exposição “A mão do povo sorocabano”

 

O evento também comemora os mais de 100 mil visitantes que passaram pelo museu em 2014

Para encerrar em clima festivo a exposição “A mão do povo sorocabano” e comemorar a marca de mais de 100 mil pessoas que passaram pelo Museu Histórico Sorocabano em 2014, a Prefeitura de Sorocaba promoverá neste domingo (21), às 15h30, uma apresentação musical gratuita com a banda Velha Cotação no jardim do Museu. 

A Banda Velha Cotação surgiu no ano 2009 em Sorocaba, com o propósito de releitura “rock and roll” embrionário das décadas de 1950 e 60, com músicas de Elvis Presley, Chuck Berry, The Beatles, Rolling Stones, entre outros, incluindo a Jovem Guarda Brasileira, com artistas como Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Os Incríveis.

Com trajes e instrumentos musicais que fazem alusão a essa época, a banda proporciona um retorno ao ouvinte para essas décadas, utilizando timbre característico, arranjos vocais e breves explanações das histórias das canções e de seus autores/intérpretes, tudo isso em um clima de muita de descontração e divertimento.

Velha Cotação é formada por Igor Cavassana Cordeiro (vocal e guitarra base), Bruno César Penha (vocal e contrabaixo), Leonardo Mahuad (guitarra solo) e Alexandre Zuliani (bateria).

Sobre a exposição

Organizada pela Secult, “A mão do povo Sorocabano” foi realizada em comemoração ao 360º aniversário da cidade de Sorocaba e homenageia a figura mais importante na construção da cidade: o povo sorocabano. No ano de 2014, o museu também completou 60 anos de existência e a nova exposição deu um novo olhar ao Museu, pois, no período em que foi inaugurado exaltava as grandes figuras históricas da cidade. 

Até este domingo, das 9h às 16h, os visitantes podem conhecer gratuitamente a produção artesanal e o registro da presença humana a partir dos índios que ocuparam a região, percorrendo uma linha do tempo.

A mostra traz peças de todos os tamanhos representando a participação dos povos colonizadores na instituição da cultura sorocabana, a partir das sociedades indígenas até chegar ao período pré-industrial, passando pelos bandeirantes, tropeiros e ferroviários até chegar aos operários.

Do índio, “A mão do povo Sorocabano” apresenta peças em barro e madeira, utilizadas na produção de armas, acessórios decorativos e utensílios. Dos bandeirantes, que manuseavam o couro e a madeira, herdamos a técnica para construção de barcos, mobiliário e diversos objetos; do tropeiro a selaria e as redes produzidas em teares e que fizeram a fama da cidade, e, finalmente, a rica produção caipira que na natureza obteve sua matéria-prima e fez utilitários domésticos como gamelas, potes e botijas.

Sobre o museu

O Museu Histórico foi criado em 1954 no ano do 300º aniversário da cidade de Sorocaba. Nos primeiros anos o Museu ficava instalado no Gabinete de Leitura Sorocabano. Em 1966, a família Prestes de Barros doou a chácara e o casarão datado de 1780 para a Prefeitura. Em 1968 foi inaugurado o parque que leva o nome do último morador – Quinzinho de Barros – e também foi reinaugurado o Museu Histórico Sorocabano, que ocupa o casarão histórico.

O Museu Histórico Sorocabano funciona de terça a domingo, das 9h às 16h, e está instalado na área do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, na Rua Teodoro Kaizel, s/nº, Vila Hortência.  Informações pelo telefone (15) 3227.2825. 

 

Tags:, , , , ,