Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/apresentacao-reune-caes-das-gcms-da-regiao-metropolitana-de-sorocaba/
Acessado em: 05/03/2024 - 03h32

ApresentaCão reúne cães das GCMs da região Metropolitana de Sorocaba

Por: Rodrigo Alcântara

Cães das Guardas Civis Municipais da Região Metropolitana estarão em Sorocaba para participar do 1º ApresentaCão. O evento será realizado neste sábado (28), na Praça Coronel Fernando Prestes, Centro, das 9h às 12h.

O objetivo do evento, de acordo com o Secretário de Segurança e Defesa Civil de Sorocaba, Fernando Dini,  é de mostrar a importância e a eficiência do trabalho do cão policial, em várias modalidades. “Bem como mostrar a funcionalidade deles também na parte social, até mesmo em trabalhos de terapia, onde o cão adestrado tem o papel fundamental nessa atividade”, diz.

De acordo com um dos coordenadores do evento, Guarda Civil Municipal Ponciano – que é formado em Cinotecnia e especializado em Zooterapia pela USP – a apresentação será dividida em cinco momentos: Show Dog, Apresentação de habilidades de cão de polícia, apresentação de guarda e proteção, apresentação de abordagem por faro e apresentação de ação tática – emprego do cão e libertação de reféns.

Mayke (Cão Terapeuta) – Enquanto ainda luta pela formação do canil da GCM de Sorocaba, Ponciano dá sequência a seu principal projeto e que será uma das atrações desse 1º ApresentaCão: Mayke, o cão terapeuta. Um Golden Retriever que tem treinamento de faro e treinamento especializado, voltado à terapia.

Junto de Mayke, Ponciano faz visitas em escolas, hospitais infantis na Zona Oeste, lar de idosos, creches, escolas municipais, estaduais e entidades. “É um trabalho de valorização à inserção do cão policial e a aproximação da GCM da população. Nosso objetivo é ampliar esse serviço em benefício do próprio sorocabano”, diz o GCM.