Aproveite o feriado em Sorocaba para andar de bicicleta

Por: Fabiana Sorrilha - comunicacao@urbes.com.br

Com a chegada do feriadão, muita gente que não vai viajar já começa a programar o final de semana prolongado. Uma boa opção é atrelar o lazer a uma atividade física e se divertir, seja sozinho, com a família ou com os amigos. Que tal pedalar?

Sorocaba tem diversas opções de lazer, em especial, para quem gosta de pedalar. A Ciclofaixa Recreativa da Avenida Afonso Vergueiro é uma delas. A Ciclofaixa funciona aos domingos, das 7h às 12h, no trecho compreendido entre a Praça da Bandeira e a Praça Lions. Com 1,2 quilômetros de faixa e sinalização especial, a atividade conta com a presença de agentes de trânsito para garantir a segurança no local e orienta os condutores a redobrarem a atenção ao trafegar pela via.

Além de incentivar o uso da bicicleta e promover a Mobilidade Urbana e Sustentável a Ciclofaixa recreativa proporciona mais conectividade à rede Cicloviária da cidade.

 

Quer aprender a andar de bicicleta?

Para quem quer aprender a andar de bicicleta, a opção é participar da “Escola do Pedala” realizada aos domingo, das 8h às 12h, no Parque das Águas. Pessoas de todas as idades interessadas em aprender ou aperfeiçoar as suas técnicas com a bike podem participar. A atividade é gratuita é não é necessário fazer a inscrição. A Urbes empresta os equipamentos necessários para a sua manhã de lazer!

A atividade tem professores à disposição para orientar ciclistas e futuros ciclistas sobre as maneiras corretas de compartilhamento do trânsito com diferentes tipos de modais, ensinam noções básicas de segurança, como o uso do capacete, atenção com os cruzamentos das vidas, e quais são os locais apropriados e inapropriados para pedalar. O munícipe inexperiente com a bicicleta recebe dicas de equilíbrio para pedalar, e é acompanhado por um instrutor durante o percurso.

A “Escola do Pedala” foi criada em maio de 2011 para incentivar o uso das bicicletas como meio de transporte, e também para incluir a atividade física na rotina do munícipe.

 

2 horas de Integrabike

 

Que tal andar de bicicleta utilizando o Programa Integrabike de Bicicletas Públicas? Nos finais de semana e feriados as bicicletas podem ser usadas gratuitamente por até duas horas seguidas.

Quem não é cadastrado no Integrabike pode fazer parte do sistema através da Internet, em www.integrabike.compartibike.com.br. Para isso é necessário ter um cartão de crédito e informar alguns dados pessoais e ter um cartão do transporte coletivo válido.

Também é possível se cadastrar em uma das Casas do Cidadão, na Central de Atendimento do Terminal São Paulo ou na sede da Urbes no Campolim. Nesses locais, o cadastramento pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Atenção: nesta segunda-feira não teremos expediente por conta do ponto facultativo.

 

126 quilômetros de ciclovias

Sorocaba conta com mais de 126 quilômetros de ciclovias que cortam a cidade de Leste a Oeste e de Norte a Sul, com predominância na Zona Norte da cidade. É um investimento na qualidade de vida do cidadão, uma vez que torna menor o tempo de transporte entre a residência e o trabalho e também um espaço de lazer e de atividades físicas, onde o sorocabano pode cuidar da sua saúde.

Tags:, , ,