Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/area-da-av-comendador-pereira-inacio-ganhou-10-cerejeiras-japonesas/
Acessado em: 27/09/2022 - 13h57

Área da av. Comendador Pereira Inácio ganhou 10 cerejeiras japonesas

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Uma área pública que fica na avenida Comendador Pereira Inácio com a rua Professor Paulo Monte Serrat ganhou nesta semana 10 exemplares de cerejeiras japonesas em seu gramado, bem próximas à ciclovia. A ação foi realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), e contou com a participação de integrantes da sede regional da Seicho-No-Ie Sorocaba.

A ação faz parte das atividades de Educação Ambiental ligadas à conservação e promoção da arborização urbana, com o objetivo de estimular na comunidade a prática ecológica através do plantio das árvores, ampliando a área vegetal da cidade em harmonia com o Plano Municipal de Arborização de Sorocaba.

Além do plantio ter sido realizado nesta época de chuva que é própria para a ação, todos os exemplares tinham mais de 1,5 m de altura, garantindo ainda mais a efetividade do plantio das árvores.

A flor de cerejeira, conhecida como Sakura, é a flor nacional do Japão. Além de embelezar o local, as árvores são importantes para a regulação da temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, reduzem a circulação do vento e ajudam no controle da erosão do solo.

Para o plantio, a equipe de Gestão Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente providenciou toda a estrutura necessária, desde a preparação dos berços, transporte e seleção das mudas do viveiro do Horto Florestal, até a utilização de tutores e insumos.