Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/artigo-mais-de-520-obras-e-servicos-ja-entregues/
Acessado em: 28/05/2024 - 17h00

**** Artigo: Mais de 520 obras e serviços já entregues


José Crespo

Quando fui eleito prefeito de Sorocaba, em 2016, com 182.833 votos do povo de nossa cidade, quase 59% do total válido, afirmei que faria um governo de reconstrução, com soluções criativas e inovadoras, visando a transparência, o combate à corrupção e do desperdício do dinheiro público.

Citei em várias entrevistas que seria necessário quebrar paradigmas para essa “reconstrução”. Passados pouco mais de dois anos, ou mais precisamente, 850 dias, nosso governo já acumula nada menos de 523 obras e serviços realizados, benefícios que chegaram aos sorocabanos em todas as áreas sociais: saúde, educação, segurança pública, infraestrutura urbana, esporte e lazer, assistência social, transporte e outras. Isso equivale a uma obra ou serviço a cada dois dias.

E cada uma dessas obras e serviços está descrita e comprovada no portal da Prefeitura, para quem quiser conferir, no endereço http://www.sorocaba.sp.gov.br/acompanheogoverno/[1].

Por exemplo, ao longo desta última semana inauguramos a CEI-119 “Innocente Berci”, no Pq. Júlio de Mesquita Filho, que atenderá 120 crianças. Amanhã, segunda (3), às 14h30, será a vez do CEI-118 “Leonyda da Silva Oliveira” ser inaugurado; essa unidade fica no Jd. Marcelo Augusto, na zona norte. A instituição educacional atenderá 120 crianças e tem o Centro de Orientação e Educação Social (Coeso) como entidade parceira. No dia seguinte, inauguraremos o CEI-120 “Leda Therezinha Borghesi Rodrigues”, na Avenida Ipanema, que contemplará 120 vagas e assim como o CEI-118, sendo gerida pela Coeso. E, no dia 5 de junho, o CEI-126 “Fausto Pará Filho”, no Conjunto Herbert de Souza, atendendo mais 175 crianças.

Somente em creches, este governo já ultrapassou a histórica marca de mais de 1.000 (mil) novas vagas criadas. Na terça-feira passada, entregamos à população 30 ônibus zero quilômetro para a frota do transporte coletivo, ocasião em que lançamos a nova identidade integrada entre modais e a adoção de novas tecnologias para a mobilidade do transporte coletivo em Sorocaba, o que inclui novos cartões e instalação de biometria facial.

No mesmo dia, entregamos a revitalização da praça “Guerino Pietrobom”, localizada no bairro Jardim Zulmira, na Zona Oeste da cidade, entre vários outros logradouros que também estão sendo reformados e melhorados.

Entre as 523 obras e serviços na Saúde, implantamos a gestão compartilhada em todas as UPH’s, ação que refletiu na ampliação do atendimento a todos os pacientes, com dignidade e qualidade.

Nesses dois anos, nosso governo foi o responsável por implantar 14 novas Residências Terapêuticas para integrar a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) municipal. Ao todo, elas contam com 140 vagas para moradores adultos – homens e mulheres.

Também inauguramos a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Carandá, com 1.068 metros quadrados de área construída, que se tornou uma das maiores da cidade e elevou a rede de atenção básica para 32 UBS’s.

E, por falar em UBS’s, elas passaram a atender em horário ampliado. Além disso, implantamos o Centro Municipal de Estudos Urodinâmicos na Policlínica, demandado há seis anos por mais de 1.170 pessoas.

Na Habitação, este governo entregou mais de 2 mil títulos de regularização fundiária, beneficiando famílias carentes de diversos bairros da cidade. Outras 20 mil pessoas foram foram beneficiadas com a entrega dos residenciais Carandá e Altos do Ipanema, com a gradual construção de escolas, implantação de feiras-livres e outras benfeitorias.
A população dos bairros Ipiranga e Jd. Abatiá ganhou uma das maiores praças da cidade, com quase 30 mil metros quadrados – 11 mil de área urbanizada e 17 mil de mata ciliar, num investimento de R$ 320 mil, contando inclusive com sistema de iluminação Led. Já implantamos também 15 academias ao ar livre em praças espalhadas pela cidade, e o novo parque “Ives Ota”, no Jd. Morumbi.

Como parte do nosso plano de governo, as obras do BRT (Ônibus de Trânsito Rápido) na Avenida Itavuvu estão em ritmo acelerado, bem como a implantação de novas faixas exclusivas e novos abrigos, modernos e confortáveis.
Outra importante conquista, demandada há quase 10 anos, teve seu lançamento no último dia 16: trata-se da primeira obra do “Avança Sorocaba”, um programa viário em parceria com o banco andino CAF que tem como objetivo ampliar a infraestrutura urbana, garantindo mobilidade, segurança, eficiência e qualidade de vida, além de inclusão social e proteção ao meio ambiente: o primeiro trecho da Marginal do Córrego Itanguá, entre a Av. Adão Pereira de Camargo e a Av. Américo Figueiredo.
Depois de dois anos, este governo está consciente, integrado e trabalhando muito por Sorocaba e pelo bem estar do seu povo.

Convidamos a todos que acessem e conheçam as 523 obras e serviços que já realizamos, sem contar as centenas de outras que serão concluídas até dezembro do ano que vem, se Deus quiser.

Em parte por essa razão, estamos sendo atacados e sofrendo perseguições sem fundamentos e maldosas, o tempo todo, por adversários políticos incomodados com esses resultados e o ritmo do governo. Mas temos compromisso com o resultado das urnas, em 2016, e não vamos desanimar; responderemos a todas as intrigas e leviandades, simplesmente com Trabalho, Trabalho e Trabalho.

A maioria dessas atitudes tendenciosas tem origem nas “redes sociais”, de agentes empenhados em confundir os demais internautas e nivelar todos os governantes por baixo.

Por isso, finalizo citando e fazendo uma analogia a uma das frases do padre Antônio Vieira, um dos maiores pensadores de todos os tempos: “Em havendo olhos maus, não há obras boas.”

José Crespo é prefeito de Sorocaba

Endnotes:
  1. http://www.sorocaba.sp.gov.br/acompanheogoverno/: http://www.sorocaba.sp.gov.br/acompanheogoverno/