Atleta Soraya Telles aguarda ansiosa pelo revezamento da Tocha
Por: Roberto Menna – trmenna@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Zaqueu Proença
A exatos 23 dias da passagem da Tocha Olímpica por Sorocaba, a Força Tarefa das Cidades (FTC) segue se preparando para a realização que antecede os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A FTC é formada por funcionários das secretarias municipais e autoridades de forças de segurança. Ainda assim, com a aproximação do revezamento, uma das condutoras do símbolo máximo do esporte por Sorocaba, Soraya Telles, aguarda com ansiedade o dia do evento, 17 de julho.
Natural de Barbacena (MG) e residente em Sorocaba há aproximadamente 20 anos, a atleta foi medalhista de bronze panamericana, em Indianápolis, no ano de 1987, e disputou as Olimpíadas de Seul, em 1988, onde ficou marcada por ser a primeira mulher no continente sul-americano a correr a prova dos 800 metros abaixo dos dois minutos. “Esse foi um grande feito, de poder carregar este título e fazer história. Independente de quantos anos se passarem, todos vão ter que saber que uma brasileira foi a primeira mulher a correr nesse tempo na América do Sul”, afirma Soraya.
Soraya ainda lembra, com emoção, do período mais difícil de sua carreira, quando ficou fora das Olimpíadas de Barcelona, em 1992, por conta de uma tendinite. “Tenho certeza que estava na melhor fase da minha vida e uma contusão no tendão de aquiles me tirou das Olimpíadas. Foi uma passagem que até hoje, quando falo, eu sinto. Emociona, mas Deus sabe o que faz”, diz.
Detentora de duas marcas que perduram até os dias de hoje, a meio-fundista é dona dos recordes sul-americano da milha – 1.609 metros – e do Troféu Brasil, na prova de 1.500 metros.
Expectativa
Atualmente professora no Centro de Educação Infantil (CEI-89) e personal trainer, a mineira vê a participação no revezamento como uma honra. “É um momento único na vida de todos os atletas e só temos que celebrar. Estou na expectativa, pois ainda não tenho ciência sobre qual ponto eu vou carregar a tocha, mas gostaria muito que fosse no bairro da Vila Progresso. Passei minha vida toda morando no local e treinando no Centro Esportivo da Vila Gabriel, por isso estou torcendo para que meu trajeto seja naquela região”, conta.
Apesar de longe das pistas, Soraya não abandonou totalmente as corridas, participando de provas de rua, de 5 e 10 quilômetros, em Sorocaba. “As corridas são a minha paixão. Mas tirei da minha cabeça a questão de conseguir resultados. Quando você é atleta de alto nível, você fica condicionado a isso. Mas agora eu acho ótimo estar presente e ver aquela porção de mulher competindo, independente da idade”, explica.
Festa e apoio
O revezamento da Tocha Olímpica em Sorocaba, no dia 17 de julho, terá início às 8h08 na avenida Izoraida Marques Peres, finalizando no Parque das Àguas às 10h30, passando por pontos de grande concentração de pessoas e pontos históricos. Soraya espera, na ocasião, que toda a população acompanhe o evento ao seu lado. “Espero que possa contar com o apoio dos sorocabanos, que venham prestigiar os condutores e que façamos parte da história. Vai ser uma festa muito bonita e única”, finaliza.
Tags:Esporte, Tocha Olímpica