Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/ato-simbolico-marca-assinatura-de-entrega-de-antena-da-radio-cacique/
Acessado em: 23/05/2024 - 12h59

Ato simbólico marca assinatura de entrega de Antena da Rádio Cacique

Por: Marcelo Adifa - mlribeiro@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Fernando Abreu

 

“As notícias sempre chegaram primeiro pelo rádio”, foi com um olhar nostálgico que o Secretário de Planejamento e Projetos da Prefeitura de Sorocaba, Luiz Alberto Fioravante, começou o seu relato sobre a importância que a rádio Cacique sempre teve em sua vida: “sou amigo da família Bismara, o que eles fizeram pela história do rádio e da comunicação em Sorocaba merece destaque, reconhecimento e a nossa gratidão”.

Em uma reunião que conseguiu juntar, além do prefeito José Crespo, grande parte dos secretários municipais de Sorocaba, o jornalista e apresentador Oliveira Júnior e três gerações da família Bismara; o patriarca José Rubens Bismara, o filho e hoje diretor da rádio Cacique José Rubens Bismara Jr e sua filha Patrícia Bismara, o que não faltou foram histórias e risadas.

Com uma plateia atenta, formada pelo prefeito José Crespo e pelos secretários Alexandre Robim (Chefe do Poder Executivo); Fábio Pilão (Conservação, Serviços e Obras); Mário Marte Marinho Junior (Relações Institucionais e Metropolitanas); Eloy de Oliveira (Comunicação e Eventos); Luiz Alberto Fioravante (Planejamento e Projetos); Eric Vieira (Gabinete Central); Gustavo Barata (Assuntos Jurídicos) e Hudson Zuliani (Licitações), a equipe da Rádio Cacique expôs um pouco da sua trajetória desde 1951 quando a rádio foi fundada. O projeto inicial foi idealizado pelo pai de José Rubens, Orlando Bismara. O embrião da rádio surgiria na rua Albertina do Nascimento, em Votorantim, até então um bairro de Sorocaba. Como expressões indígenas eram recorrentes entre os radialistas da época, inclusive com outras rádios com nomes como Tupi e Tamoios, Cacique foi uma escolha natural para batizar o empreendimento.

De 1951 para cá a Cacique cumpriu uma extensa lista de serviços para a comunicação e o desenvolvimento da região de Sorocaba, entrevistou milhares de personalidades e pessoas comuns, narrou os fatos do dia a dia e aqueles que impactaram e marcaram a sociedade.

Instalada hoje na Rua Saldanha da Gama a Rádio Cacique planeja novos passos e a reunião na Prefeitura de Sorocaba foi um momento de agradecimento da administração pública aos serviços da empresa, bem como ato de entrega simbólica do Decreto nº 23.149 de 16 de outubro de 2.017 que cede, a título precário área para a instalação da torre de transmissão da rádio.

Hoje a Cacique já possui uma torre transmitindo seu sinal na frequência FM em Sorocaba (o sinal de AM é transmitido a partir de Votorantim), contudo, o equipamento instalado em 1997 no bairro do Campolim foi envolvido pelo crescimento da cidade, o que acabou prejudicando a qualidade com que o sinal chega a certas regiões da cidade, sobretudo ao centro. Com a nova torre, a ser instalada próxima ao Paço Municipal, o sinal chegará com mais qualidade aos seus ouvintes.

O equipamento deve vir acompanhado de mudanças significativas na forma de como o ouvinte sorocabano vai se relacionar com a Cacique. A rádio deve migrar para o sinal de transmissão FM e iniciar, segundo seus proprietários, um ciclo de maior envolvimento com a informação, tornando-se uma rádio com perfil jornalística, assumindo uma condição que já é inata à parte de sua grade, com grandes comunicadores como Oliveira Júnior.

Ao final da reunião, o prefeito José Crespo, dirigindo-se à família Bismara e Oliveira Júnior, destacou os votos de sucesso à nova fase desse veículo: “é importante para a nossa cidade a Cacique estar bem, crescer, assim, além de uma frente na comunicação, o sorocabano – que quando se fala em rádio já pensa no nome Cacique- continuará bem servido”.