Aumento do consumo em 25% faz Saae alertar população para economia de água

Por: Lucas Monteiro - Programa de Estágio - Supervisão - Viviane Gonçalves
Crédito das fotos: Vinícius Poppst (Assessoria de imprensa do Saae-Sorocaba)

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-Sorocaba) faz um alerta à população de Sorocaba para que economize o máximo possível de água, devido à possibilidade de desabastecimento dos bairros localizados em regiões mais altas da cidade. A autarquia adotou medidas para manter o nível dos reservatórios e evitar assim o desabastecimento da região, desligando durante a noite, as bombas dos reservatórios do Central Parque e Júlio de Mesquita Filho (Sorocaba 1) – que abastecem a Zona Oeste de Sorocaba. As altas temperaturas aliadas à falta de chuva, fizeram com que o consumo de água provocasse um aumento em 25% o consumo em toda a cidade.

O diretor geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira, esclarece que a região da Zona Oeste precisou passar por esse racionamento. “As bombas têm um limite de trabalho e não conseguem fazer mais do que elas estão programadas para fazer. Quando a população usa mais, os reservatórios baixam, obrigando a desligar até que voltem a um nível adequado”, conta Ronald.

Outra medida salientada por ele foi a questão do abastecimento feito pelas adutoras, atualmente a distribuição vêm pela represa de Itupararanga, percorrendo 14km de tubulação e para evitar que haja rompimentos ou que se houver, que causem menos prejuízo ao cidadão, como o ocorrido em 2017, episódio que fez com que o prefeito José Crespo determinasse que o Saae montasse um plano de manutenção de adutoras e equipes dedicada dia e noite à manutenção e prevenção de rompimentos.

Ronald também garantiu que não existe a possibilidade de desabastecimento total da cidade e que o órgão já está trabalhando em medidas preventivas para isso. “Sorocaba têm 500 bairros, apenas três sofreram o reflexo desse controle. Mas a população pode ficar tranquila, a situação é estável e o Saae já está realizando obras na ETA do Cerrado que atenderão a Zona Oeste, melhorando o bombeamento daquela região. Além disso, também temos as intervenções de ampliação dos Centros de Distribuição no Éden e no Campolim”, explica o diretor geral.

As obras de reparos também acarretam algum tipo de desabastecimento, porém estas ações são pontuais e programadas durante todo ano, com divulgação prévia, no site da autarquia: saaesorocaba.com.br e da Prefeitura de Sorocaba: agencia.sorocaba.sp.gov.br

ETA do Vitória Régia
A partir de 2020, os cidadãos vão contar com mais uma Estação de Tratamento de Água (ETA), a do Parque Vitória Régia (Zona Norte), que está prevista no Plano de Governo do prefeito José Crespo, sendo a primeira que irá captar e tratar água do rio Sorocaba. “A população terá mais segurança com a questão do abastecimento, essa nova ETA vai tratar e distribuir água diretamente do nosso rio, fazendo com que a proximidade evite desabastecimento”.

Muito Mais Por Sorocaba!

Tags:,