Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/base-de-academia-no-pq-tres-meninos-sera-feita/
Acessado em: 29/01/2023 - 00h23

Base de academia no Pq. Três Meninos será feita com bloquetes vindos de reforma de estacionamento

Por: Letícia Campos

O piso da futura academia ao ar livre que será disponibilizada para os moradores do Parque Três Meninos, na rua Antônio Arrojo  Péres, em frente ao número 422, vai ser construído com bloquetes de concreto que foram retirados do estacionamento da UBS São Guilherme, reformado recentemente. Uma equipe da Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo), da Prefeitura de Sorocaba, está trabalhando na preparação da área de 64 metros quadrados onde a nova academia será instalada.

Sorocaba conta com cerca de 80 academias ao ar livre instaladas pela Prefeitura e esta é a primeira vez que o equipamento terá sua base construída com material reaproveitado, no caso os pisos intertravados oriundos da obra de reforma do estacionamento de uma UBS.

Conforme a chefe de Divisão de Vias e Iluminação Pública, Kathine Martins Oliveira, além de a academia representar uma nova opção de lazer e prática esportiva visando a melhoria da saúde da comunidade da zona leste, haverá economia aos cofres públicos, com o aproveitamento de um material que atende perfeitamente as necessidades da obra. A implantação dos seis aparelhos de ginástica no local será responsabilidade da Secretaria dos Esportes (Semes), parceira da Serpo na implantação da nova academia.

“Nos cantos da base da academia foram abertos canaletas para deposição de blocos de concreto e vergalhões de ferro, possibilitando maior resistência e durabilidade da base que receberá os equipamentos da academia”, explica Kathine. “A base com pisos intertravados deve ser bem feita para aguentar os impactos causados pelo uso dos aparelhos de ginástica”, finaliza.

O obra acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h e, está sendo realizada pelos reeducando em um convênio que Prefeitura mantem com a Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel “FUNAP” e a Penitenciária Dr. Danilo Pinheiro visando a valorização e inclusão social.