Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/biblioteca-infantil-traz-a-exposicao-fotografica-pretitude/
Acessado em: 19/05/2024 - 04h52

Biblioteca Infantil traz a exposição fotográfica “Pretitude”

Por: Carolina Moreira (Programa de Estágio) Supervisão: Tânia Franco – ttferreira@sorocaba.sp.gov.br

A Biblioteca Infantil “Renato Sêneca de Sá Fleury” recebe até o próximo dia 16, das 8h às 17h, a exposição “Pretitude”. Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), o trabalho da artista Cassia Santos traz fotografias que retratam pessoas negras da cidade que, de alguma forma, desenvolvem atividades em prol da sociedade.

O projeto é resultado de uma breve pesquisa da fotógrafa para identificar personalidades locais com esse perfil. O objetivo principal é levar o público a refletir acerca das diversas ações que podem ser realizadas com o intuito de superar dificuldades e barreiras que levam à exclusão.

Entre os homenageados desta mostra estão Maria José de Almeida Lima, a conhecida Mazé Lima, que já foi secretária municipal da Cidadania e é fundadora do Movimento das Mulheres Negras de Sorocaba (Momunes); Sylvio Ismael de Barros, paulistano que se considera sorocabano de coração, ex-jogador da seleção sorocabana de basquete, e Márcio Roberto dos Santos, mais conhecido como Márcio Brown, rapper sorocabano, arte-educador e militante do movimento negro e do Hip Hop.

A fotógrafa Cássia Santos é formada em Mídia Interativa (Irlanda, 2010) e Fotografia de Casamento (Senac, 2015). Já foi premiada com em competição de fotografia da Virada Ecológica de Araçoiaba da Serra e por sua participação e produção no curta-metragem Draw the Line, realizado na cidade de Dublin, na Irlanda, em 2010.

“Pretitude” tem entrada gratuita e a Biblioteca Infantil funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, e está localizada na Rua da Penha, 673 – Centro. Mais informações pelo telefone 3231-5723.