Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/biblioteca-municipal-sedia-exposicao-pincel-inclusivo/
Acessado em: 23/05/2024 - 11h43

Biblioteca Municipal sedia exposição “Pincel Inclusivo”

Por: Esdras Felipe Pereira (Programa de Estágio) Supervisão: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Emerson Ferraz - eferraz@sorocaba.sp.gov.br

Trabalhos podem ser conferidos pelo público até 19 de agosto, sendo que nos dias 8 e 16 haverá oficina gratuita de Pintura em Tela

Com pinturas em telas repletas de cores, teve início nesta quarta-feira (3) a exposição “Pincel Inclusivo”, na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, no Alto da Boa Vista. As obras – que seguem expostas até o dia 19 de agosto – foram produzidas por assistidos pelo Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (CIAPPD), da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), que participam da oficina de Pintura em Tela oferecida na dese da entidade, sempre às segundas e terças-feiras, das 13h30 às 17h.

A maioria dos trabalhos está disposta em painéis brancos e se utiliza da técnica óleo sobre tela. De acordo com Sandra Mara de Moraes, da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, cerca de 25 pessoas participam da oficina no CIAPPDD. Há, no grupo, deficientes visuais, intelectuais, físicos e motores. “É uma forma de descobrir talentos e também funciona como terapia para eles. Eles se realizam participando da oficina”, descreve.

Embora participem da oficina com frequência, Sandra destaca que a possibilidade de expor as obras fortalece a inclusão social dos assistidos. Além disso, eles visitam galerias, bem como assistem aos filmes relacionados à arte e participam de eventos festivos no CIAPPD. “É inevitável e esse contato entre eles acaba estabelecendo vínculos saudáveis”, acrescenta.

Nos dias 8 e 16 de agosto a exposição contará com momentos especiais, pois os assistidos estarão na Biblioteca Municipal e será oferecida uma oficina de Pintura em Tela a quem visitar a exposição. “Eles estão super empolgados com essa oportunidade. Isso só faz com que fiquem motivados e não se sintam diferentes”, afirma.

A Biblioteca Municipal fica na Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista. Funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h50. Mais informações pelo telefone (15) 3228.1955.

Oficinas do CIAPPD

Ainda estão abertas as inscrições para as turmas das oficinas de Pintura em Tela e de Artesanato no CIAPPD. A primeira acontece sempre às segundas e terças-feiras, das 13h30 às 17h; a segunda, às sextas-feiras, das 8h30 às 11h30. Para participar, basta entrar em contato pelo telefone (15) 3224-4636. O espaço fica na Rua João Gabrile Mendes, 351, na Vila Gabriel.

Coordenado pela Prefeitura de Sorocaba, o CIAPPD é um espaço de referência para quem busca informações relacionadas a este segmento e onde ocorrem oficinas de integração e inclusão. O local ainda funciona como sede da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) de Sorocaba.