Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/biblioteca-municipal-sedia-oficina-e-exposicao-de-telas/
Acessado em: 23/05/2024 - 12h16

Biblioteca Municipal sedia oficina e exposição de telas

Por: Esdras Felipe Pereira (Programa de Estágio) Supervisão: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

Mostra “Pincel Inclusivo”, produzida por alunos do entro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (CIAPPD), segue aberta à visitação até 19 de agosto

Bemerson Sérgio dos Santos, 44 anos, chegou à Biblioteca Municipal de Sorocaba com um sorriso de orelha a orelha na tarde desta segunda-feira (8). Foi a forma encontrada por ele para demonstrar a satisfação ao ver suas obras dispostas na exposição “Pincel Inclusivo”.

Junto dos trabalhos de Santos, seguem no espaço até 19 de agosto outros produzidos por aqueles que participam da oficina de Pintura em Tela, oferecida às segundas e terças-feiras, das 13h30 às 17h no Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (CIAPPD), da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Nesta segunda, em especial, a aula aconteceu na própria Biblioteca Municipal, podendo ser frequentada por qualquer pessoa que fosse visitar o local.

A exposição está aberta à visitação do público desde a última semana. Santos é um dos frequentadores da oficina no CIAPPD há quase dois anos. Deficiente intelectual, apresenta certa dificuldade para falar, o que não o impede de enfatizar seu sonho: “Um dia quero ser um pintor famoso”.

O gosto pela pintura, conta Santos, se iniciou quando teve a oportunidade de visitar uma exposição em São Paulo, em 2014. “Vi cada quadro, um mais bonito do que o outro”, lembra. Em seguida, soube da oficina no CIAPPD e uniu o útil ao agradável. “Quero conhecer ainda mais as tintas. Esse é só o começo”, comenta, apontando para suas obras.

Quem observa seus trabalhos percebe sua evolução. Entre outros quadros concluídos, dois gatos pintados por ele chamam a atenção: o aprimoramento entre o primeiro e o segundo – produzido mais recentemente – é evidente.

Também frequentador da oficina, mas há quatro meses, Wallace Rodrigues, 56, se orgulha da oportunidade de expor suas pinturas. “Ainda não me considero um pintor, mas faço o possível pra ficar bom”, assinala ele, que apresenta problemas na visão e em um dos pés, por conta do diabetes.

Nesse tempo de participação, Rodrigues exalta a atenção dada pela professora Mazé Barbosa. Ela agradece. E diz que a transformação não se limita apenas à vida de seus alunos. “É uma realização poder colocar o desejo de ajudar as pessoas em prática. Tudo vale a pena quando vemos o sorriso no rosto deles”, destaca. “E essa oportunidade de expor o trabalho deles é uma forma para que reconheçam o valor que eles têm na sociedade”, acrescenta.

Serviço

Ainda estão abertas as inscrições para as turmas das oficinas de Pintura em Tela e de Artesanato no CIAPPD. A primeira acontece sempre às segundas e terças-feiras, das 13h30 às 17h; a segunda, às sextas-feiras, das 8h30 às 11h30. Para participar, basta entrar em contato pelo telefone (15) 3224-4636. O espaço fica na Rua João Gabrile Mendes, 351, na Vila Gabriel.

Já a exposição “Pincel Inclusivo” segue até 19 de agosto na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, que fica na rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h50. Mais informações pelo telefone (15) 3228.1955.

Coordenado pela Prefeitura de Sorocaba, o CIAPPD é um espaço de referência para quem busca informações relacionadas a este segmento e onde ocorrem oficinas de integração e inclusão. O local ainda funciona como sede da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) de Sorocaba.