Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/biblioteca-municipal-sediou-curso-gratuito-do-siseb/
Acessado em: 12/08/2022 - 23h23

Biblioteca Municipal sediou curso gratuito do SisEB

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Com o objetivo de introduzir ao conhecimento prático do orçamento público como instrumento viabilizador das políticas públicas, de modo a facilitar a interação das áreas-fins, como Cultura, Educação e Saúde, com a área financeira, foi realizado nesta quarta-feira (25) o curso “Gestão orçamentária e financeira: legislação, classificações, sistema e processo” na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, no Alto da Boa Vista.

Promovido pelo SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo), com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo (Secultur), o curso contou com a participação de quase 20 profissionais de bibliotecas e programas de incentivo à leitura. Além de Sorocaba, participaram funcionários de outras cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), como São Roque, Itapeva, Tietê, Piedade, Pilar do Sul e Alambari.

Durante a aula, ministrada por Valdemir Pires, professor de Finanças Públicas e de Administração Financeira e Orçamentária Pública do curso de Administração Pública da Unesp-Araraquara, os alunos receberam informações sobre legislação e classificações orçamentárias, como a Lei 4.320/64 (Lei de Finanças Públicas), a Lei Complementar 101/00 (Lei de Responsabilidade Fiscal) e outras referências legais. Os participantes também aprenderam alguns conceitos usados na gestão orçamentária, legislação, diferenças entre LDO, PPA e LOA, por exemplo.

Para a bibliotecária Flávia Tamborra, funcionária da Biblioteca Municipal de Sorocaba, a oportunidade foi ótima. “O curso foi muito bom. O professor tem muito conhecimento na área e nos deu uma introdução de orçamento público na área de cultura”, afirma.

A Biblioteca Municipal está localizada na rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista. Mais informações sobre o curso podem ser obtidas pelo telefone (11) 3155-5444, pelo e-mail siseb@spleituras.org ou ainda pelo site www.siseb.sp.gov.br[1].

 

 

Endnotes:
  1. www.siseb.sp.gov.br: http://www.siseb.sp.gov.br