Campanha de orientação e detecção de casos de tuberculose tem início na segunda-feira 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), realiza entre os próximos dias 3 e 14 de novembro a Campanha de Busca do Sintomático Respiratório, que marca a passagem do Dia Mundial da Tuberculose, celebrado em 17 de novembro. A ação visa orientar, informar a população sobre os sintomas e detectar casos da doença na cidade.

A campanha será realizada em todas as 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs); nos Pronto Atendimentos (PAs); nas Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) Zona Norte, Zona Leste e Zona Oeste; no Serviço de Assistência Municipal Especializada (Same) e no Centro de Orientação e Aconselhamento de Sorocaba (Coas). O Centro de Detenção Provisória (CDP) de Aparecidinha, os hospitais psiquiátricos e as penitenciárias da cidade também estão participando da iniciativa.

Pessoas que apresentam tosse há duas semanas ou mais devem procurar uma das unidades de saúde participantes da campanha para uma avaliação. O atendimento é gratuito e estará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

A enfermeira Valquíria Carnio Gomes, coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose da SES, explica que a campanha visa examinar as pessoas que apresentam os sinais da doença e assim identificar novos casos em fase inicial de evolução. “O tratamento é gratuito, feito com antibiótico. O tratamento interrompe a transmissão da doença para outras pessoas e garante a cura no prazo de seis meses, se seguido corretamente”, explica. 

Os casos identificados serão encaminhados para acompanhamento e tratamento na Policlínica Municipal de Especialidades, onde funciona o Programa de Controle da Tuberculose, que mantém um trabalho permanente. Além disso, todas as UBSs da cidade fazem o exame do escarro – que detecta a doença – e passam orientações sobre a doença durante o ano todo.

Em Sorocaba, neste ano, até o dia 23 de outubro, foram registrados 121 casos novos de tuberculose. No ano passado, foram 180 casos no total, sendo 72% deles em homens e 28% em mulheres.

 

 

Tags:, , , , ,