Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/campanha-de-vacinacao-contra-o-hpv-tem-inicio-na-segunda-feira/
Acessado em: 28/05/2024 - 17h29

Campanha de Vacinação contra o HPV tem início na segunda-feira

 

A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), por meio da Área de Vigilância em Saúde, realiza a partir de segunda-feira (9) a Campanha de Vacinação contra o HPV no município. O principal objetivo da ação, cujo público-alvo neste ano serão as meninas com idades entre 9 e 11 anos, é a prevenção do câncer de colo de útero, terceira maior taxa de incidência entre os cânceres que atingem as mulheres, atrás apenas do de mama e de cólon e reto. Neste ano, o Ministério da Saúde também está oferecendo a vacina para meninas e mulheres com idades entre 9 e 26 anos, que são infectadas pelo vírus HIV.

As doses da vacina estarão disponíveis nas 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Serviço de Assistência Municipal Especializada (SAME), durante horário normal de funcionamento de cada um deles.

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica (VE) de Sorocaba, Ângela Monteiro Moraes Sanches, as meninas com 12 e 13 anos que ainda não receberam a primeira ou a segunda dose da vacina também poderão ser imunizadas a partir de segunda-feira (9), e as meninas com 14 anos que já receberam a primeira dose poderão dar sequência ao esquema de vacinação. 

A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é vacinar 80% da população-alvo, que em Sorocaba é de 10.760 meninas.

O SAME fica na rua Manoel Lopes, 220, na Vila Hortência.