Campanha “Dia do Desapego Literário” já arrecadou mais de 300 livros
Por: Gabriela Almeida (programa de estágio) - Supervisão de Marcelo Andrade
Mais de 300 livros já foram doados para a campanha Dia do Desapego Literário, que ocorre anualmente em várias cidades do país, todo dia 25 de julho, sendo que em Sorocaba a iniciativa é organizada pela Ouvidoria Geral do Município, órgão ligado à Secretaria de Gabinete Central (SGC), da Prefeitura de Sorocaba. A data agita os cidadãos para recuperarem alguns livros que não leem há muito tempo, os deixando guardados em algum lugar, e incentiva a doação para outras pessoas.
O evento ocorre em parceria com a Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom), a qual o secretário Eloy de Oliveira colaborou com a doação de diversos livros, entregues na última segunda feira (23). Além da parceria, o evento também conta com o apoio da Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, que contribuirá com um acervo para doação. “Incentivar a leitura é um gesto muito importante por inúmeros motivos, sobretudo, por contribuir para a melhoria das relações humanas. Por isso, estamos envolvidos no projeto desde o início e temos certeza que o objetivo será alcançado”, destacou o secretário Eloy de Oliveira.
Com o objetivo de incentivar a leitura e fazer com que os munícipes pratiquem o desapego, doando para o próximo seus livros parados que podem ser de muita valia para quem está interessado em uma leitura que possa agregar seus conhecimentos, a data vem em um momento em que o trabalho para o próximo vem sendo reconhecido pela Prefeitura de Sorocaba.
Para Liliana de Jesus, Ouvidora Geral do município, a doação de livros é uma forma de compartilhar mais informações e mais conhecimento para o próximo. “Quanto mais o livro circula, mais informação e conhecimento se espalha, gerando impacto direto no dia a dia das pessoas, além de incentivar a leitura e a solidariedade de modo geral”.
Como doar
As doações podem ser feitas por qualquer pessoa, profissionais do Paço, que se interessem pelo evento, desde que os livros a serem doados sejam de literatura convencional de variados gêneros e de histórias em quadrinhos. São vetados livros didáticos e/ou com selos e carimbos de instituições.
Os livros que não forem retirados pelo público no Dia do Desapego Literário serão destinados para o “Cantinho Literário”, que fica na Ouvidoria. A Ouvidoria Geral do Município está localizada no segundo andar do Paço Municipal, que fica na av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, 3041, Alto da Boa Vista, e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Tags:Comunicação, Cultura, gabinete