Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/campolim-tambem-esta-com-a-exposicao-o-lixo-que-voce-joga-um-dia-volta/
Acessado em: 21/07/2024 - 04h50

Campolim está com a exposição “O lixo que você joga, um dia volta”

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Emerson Ferraz - eferraz@sorocaba.sp.gov.br

Ideia é chamar a atenção da população sobre o problema do descarte inadequado do lixo

Além da Praça Lions, na Avenida Dom Aguirre, quem passa pela Avenida Carlos Comitre, no Campolim, também pode ver a exposição itinerante “O lixo que você joga, um dia volta“, com dois contêineres transparentes com lixo no Parque “Carlos Alberto de Souza”. O objetivo da Prefeitura de Sorocaba é chamar a atenção das pessoas, impactando e sensibilizando-as sobre a importância de evitar o descarte inadequado de resíduos nas ruas, parques, praças da cidade. Realizada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a atividade de Educação Ambiental permanecerá no local até o dia 31 de julho.

O lixo jogado de forma irresponsável nas ruas e parques da cidade, além de sujar esses espaços, impacta seriamente a fauna e a flora local e volta de forma negativa para a população ao danificar o aspecto visual da cidade, exalar mau cheiro, atrair animais peçonhentos, entupir bueiros e propiciar alagamentos. “Ao chegar ao rio Sorocaba, o lixo impacta seriamente a fauna, a vegetação e o próprio rio“, explica Welber Smith, diretor de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente.

A exposição foi criada a partir do lixo retirado de parques, de vias públicas e do próprio rio Sorocaba, e consiste na disposição de uma parte representativa dos resíduos descartados incorretamente na cidade.

Em cada recipiente, que comporta dois metros cúbicos de lixo, há diversos tipos de resíduos, principalmente lixo flutuante. Ao lado da exposição, a Secretaria do Meio Ambiente colocou uma faixa informativa.

A ideia da Secretaria do Meio Ambiente é que até o fim deste ano a exposição passe por outros pontos da cidade, como parques, praças e próprios municipais. Após o encerramento da exposição, todo o resíduo utilizado será destinado corretamente para a coleta seletiva e o aterro de inertes.