Campolim teve evento de comemoração ao Dia da Síndrome de Down

Por: Thuanne Souza (Programa de Estágio)

No último domingo (18), das 10h às 13h, um evento aberto ao público comemorou o Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março), no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim, com diversas atividades ao ar livre, como brincadeiras, trupe de teatro, canto e dança, pintura solidária, palhaços e apresentações da Polícia Militar com a cavalaria e o canil.

Realizado pela organização comunitária “Felicidade Down”, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), o intuito do evento foi comemorar os avanços e as vitórias da inserção de pessoas com Down na sociedade e dar visibilidade ao tema.

A “Felicidade Down”, organização sem fins lucrativos que trabalha na luta pela inclusão de pessoas com Down na sociedade e no mercado de trabalho, prestando serviços e dando apoio às famílias, comemora o dia há 12 anos. Um dos fundadores e coordenador do projeto, Tomás André dos Santos, destaca que o objetivo de eventos como esse é fazer com que essas pessoas deixem de ser vistas como incapazes e que os seus direitos como a autonomia, independência e desenvolvimento sejam de fato respeitados.

“Durante longos anos as pessoas com Síndrome de Down foram condenadas a uma vida reclusa e sem nenhuma perspectiva. Atualmente as coisas começam a mudar, já podemos ver pessoas com Síndrome de Down conquistando cada vez mais o seu espaço e lutamos para isso, para socializá-los e integrá-los. Além de comemorar, o evento é também para informar, pois a informação é a principal ferramenta para atingirmos esses objetivos”, declarou Tomás.

No ano passado, como parte das atividades alusivas ao Dia Internacional da Síndrome de Down, o prefeito José Crespo recebeu em seu gabinete os membros da Comunidade Felicidade Down. O grupo, formado por 25 pessoas com Down, conversou com o prefeito sobre as suas demandas e necessidades, que fez questão de entregar a cada um dos presentes um broche do brasão de Sorocaba, um dos símbolos maiores da nossa cidade.

Fundada em 2006, a comunidade é constituída por pais e amigos de pessoas com Síndrome de Down e dirigida por Tomás André dos Santos e Célia Regina dos Santos. Mais informações sobre o trabalho podem ser obtidas pelos telefones (15) 3221.4377 e (15) 99712-6150 ou pela página do grupo na rede social Facebook.

 

 

 

 

Tags:,