Canil da Prefeitura continuará atendendo no Jardim Zulmira

Por: Pedro Guerra – pguerra@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

Apenas parte da Divisão de Zoonoses, que fica no Seminário, está de mudança para a Zona Norte, esclarece a Secretaria da Saúde

O Canil Municipal, que faz parte da Divisão de Zoonoses da Secretaria da Saúde (SES), continua prestando atendimento ao público no Jardim Zulmira. Somente as repartições da Divisão de Zoonoses sediadas no prédio do antigo Seminário é que estão de mudança para o novo endereço na Zona Norte, onde funcionava a garagem da empresa de ônibus Transporte Coletivo Sorocaba (TCS). esclarece a SES.

O esclarecimento é necessário uma vez que a SES tem identificado procura por adoção de animais na sede da Zona Norte, equivocadamente. As adoções no Canil Municipal podem ser efetuadas na Rua Rosa Maria de Oliveira, 345, no Jardim Zulmira, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 16h.

No Canil são realizadas, permanentemente, doações de cães e gatos provenientes de resgates em casos de atropelamento ou daqueles que são comprovadamente mordedores, sempre sem proprietários ou suspeitos de alguma zoonose. Em todos os casos, os animais são vermifugados, vacinados e castrados; depois recebem implante de microchip de leitura, o que possibilita o conhecimento de dados do atual responsável.

Para adotar, a recomendação da Seção de Controle Animal da Divisão Zoonoses é de que o ato seja feito de forma consciente. A pessoa que adota tem que ter ciência de que aquele é um ser que demanda cuidado, atenção, gastos, alerta a SES. Deve-se ainda atentar quanto ao porte do animal e o local onde ele vai viver. Vale lembrar que abandonar animal é crime.

Zona Norte

A Divisão de Zoonoses é a última unidade da Área de Vigilância em Saúde (AVS) que deixa o prédio Seminário, localizado na Avenida Eugênio Salerno. Já estão no novo endereço a Vigilância Sanitária (Visa) e a Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE).

Até esta sexta-feira (12) não haverá atendimento ao público pela Divisão de Zoonoses, pois a expectativa é que toda a mudança termine até o fim de semana e que o atendimento seja normalizado a partir da terça-feira (dia 16). “Mas continuamos a realizar os trabalhos externos normalmente, como as visitas de casa em casa para o controle do Aedes aegypti”, diz a médica veterinária da Divisão de Zoonoses, Thaís Buti. “Os demais serviços estão sendo realizados de forma prioritária”, complementa.

A Divisão de Zoonoses também vai atender pelos novos números telefônicos a partir da próxima semana: (15) 3233.0818 e 3233.4188.

Todo o prédio na Zona Norte foi reformado e adaptado para receber a AVS. A nova sede tem aproximadamente 1,5 mil m². Conforme a SES, o Laboratório Municipal de Análises Clínicas, em funcionamento na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Zona Oeste, também vai ocupar parte do novo prédio da antiga TCS.

Tags:,