Casa do Cidadão Nogueira Padilha completa dois anos de funcionamento
Por: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br
Inaugurada pelo prefeito Pannunzio em outubro de 2013, unidade é a mais nova em funcionamento e já prestou mais de 190 mil atendimentos
A Casa do Cidadão Nogueira Padilha, na Vila Hortência, acaba de completar dois anos de inauguração. Ela é a mais nova das seis unidades em funcionamento na cidade, tendo sido inaugurada pelo prefeito Antonio Carlos Pannunzio em 20 de outubro de 2013. De lá para cá, são pelo menos 190,5 mil serviços prestados à população. Em média, 350 pessoas são atendidas por dia no local.
Ali, o munícipe tem acesso a serviços próprios da Prefeitura, bem como da administração indireta – como é o caso da Urbes e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). A Prefeitura ainda mantém parcerias com instituições como CPFL Piratininga, Tribunal de Justiça de São Paulo, Procon e Sebrae-SP, para atendimento de demandas específicas nessa unidade. Ao todo, são mais de oitenta tipos de serviços disponíveis à população nessa unidade.
A exemplo das demais Casas do Cidadão – que estão estrategicamente distribuídas pela cidade, no Jardim Ipiranga, Éden, Itavuvu, Ipanema e Brigadeiro Tobias -, a da Nogueira Padilha também está ligada à Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG) da Prefeitura de Sorocaba.
A descentralização dos serviços prestados pela Prefeitura e demais parceiros agiliza o atendimento e facilita a vida do munícipe, que tem um lugar mais perto de casa para resolver suas demandas, aponta Nádia da Costa Teixeira Feitosa, chefe de Divisão da SPG. Isso porque muita gente ainda não tem acesso à internet para solicitar vários dos serviços e dependem do atendimento presencial, acrescenta.
Números
E o aumento dos números de serviços oferecidos na Casa do Cidadão Nogueira Padilha, desde que começou a funcionar, comprovam que há demanda por atendimento presencial. Em 2014 todo foram 73.636 atendimentos na unidade, sendo que em 2015, somente até setembro, o total já chegou a 113.074.
“A proximidade da unidade com o centro da cidade contribui para isso. Tem muita gente que vai à região central e aproveita para passar na Casa do Cidadão Nogueira Padilha”, aponta Nádia. Ela complementa que há dias em que o movimento na “Nogueira Padilha” é maior que o identificado nas unidades Ipiranga ou Itavuvu, que são as duas nas quais a SPG tem registrado maior procura por parte da população.
“Foi a primeira vez que vim aqui na Nogueira Padilha e amei o atendimento. Foi tudo muito rápido, fiquei menos de cinco minutos e já saí com o cartão SUS do meu filho”, mencionou nesta quarta-feira (21) à tarde a cantora Diana Barros de Carvalho, 32 anos, moradora na região do Além-Ponte. “Só de Cartão do SUS emitimos cerca de oitocentos por mês. No caso de cartão de idoso, para estacionamento em vagas especiais, são 150. É muita coisa”, destaca o gestor da Casa do Cidadão Nogueira Padilha, Ricardo Corrá.
Qualidade no atendimento
Conforme registros na unidade, geralmente, a pessoa solicita mais de um serviço a cada vez que vai à Casa do Cidadão Nogueira Padilha. É o caso do chapeiro Rinaldo Ribeiro, 50 anos, que também esteve por lá nesta quarta-feira (21) para fazer denúncia ao Procon. Foram duas: contra uma agência de modelos e outra referente a uma imobiliária. “O atendimento é ótimo. Já utilizei de vários serviços e os funcionários são atenciosos, têm paciência com a gente. Eles escutam o que falamos”.
Ricardo atribui parte do sucesso de movimento nas Casas do Cidadão justamente à qualidade do atendimento prestado, em geral, por funcionários que atuam nesses locais desde que a unidade começou a funcionar. Nessa unidade trabalham dezesseis funcionários. “Todos são muito engajados. Por exemplo, nesta quarta-feira (21) estamos todos com roupas na cor rosa, em homenagem ao Outubro Rosa”, revela.
Via internet ou telefone
A Secretaria de Planejamento e Gestão lembra ainda que a Prefeitura de Sorocaba conta, desde agosto, com uma nova Central de Atendimento on-line ao cidadão, na qual é possível solicitar 283 tipos de serviços municipais. Trata-se de um complemento ao Serviço 156 que e permite que o munícipe faça suas solicitações à Prefeitura, bem como apresente sugestões, denúncias ou reclamações sem precisar se deslocar. O endereço de acesso é o www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento
Para começar a utilizar a ferramenta o usuário deve se cadastrar. A partir do momento que o usuário faz o pedido/solicitação, ela é enviada automaticamente para a respectiva Secretaria e é gerado um protocolo de atendimento. É possível fazer pedido de tapa-buraco, poda de árvore, queixas de perturbação do sossego, descarte irregular de lixo ou entulho, entre outros. Em caso de denúncias, o usuário pode anexar fotos ou outros arquivos mostrando o problema.
Conforme reitera Nádia, a ideia é otimizar os atendimentos cujos serviços ainda podem ser feitos via fone 156, que opera de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Já a Central de atendimento on-line está 24 horas à serviço da população.
Serviço:
Casa do Cidadão Nogueira Padilha
Av. Nogueira Padilha, 1.460, Vila Hortência
Telefone: (15) 3233.9975
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