Casamata na Santa Casa está em fase de preparo para fundação
Por: Pedro Guerra – pguerra@sorocaba.sp.gov.br
Previsão de conclusão é de 180 dias, mais 90 para a instalação de equipamentos
As obras de construção da casamata na Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba seguem conforme o cronograma. O local vai abrigar um acelerador linear, equipamento utilizado no tratamento de radioterapia para pacientes com câncer.
Na manhã desta quinta-feira (30), funcionários da empresa responsável pela obra trabalhavam nas escavações dos chamados tubulões. Os tubulões fazem parte da fundação da estrutura e tem 3,5 metros de profundidade. São 51 estruturas desse tipo, que vão receber uma coluna de estrutura metálica e, na sequência, o concreto.
As paredes da casamata terão cerca de um metro e meio de concreto e parte do acelerador linear, como a base dele, será instalada no decorrer da obra.
A obra teve início no dia 17 de junho e o prazo de construção é de 180 dias, além de mais 90, para a instalação de equipamentos e início do atendimento. O local terá 226 m² de área construída.
Atualmente, a Santa Casa conta com um equipamento de cobalto, que é eficiente, mas a tecnologia do acelerador é mais atual e possibilitará o aumento no número de atendimentos. A construção do espaço integra o Plano Nacional de Expansão em Radioterapia e não tem ligação com a construção da casamata pela Irmandade que administrava o hospital anteriormente, edificada fora dos padrões.
A Prefeitura de Sorocaba, por meio de requisição, administra a Santa Casa desde janeiro de 2014. A decisão foi tomada pelo prefeito Antônio Carlos Pannunzio, após a constatação de uma série de irregularidades no hospital.
Tags:Casamata, Santa Casa, Saúde