Casas do Cidadão atendem a 11 mil munícipes em 2016
Por: Laura Vieira - lauravieira@sorocaba.sp.gov.br
O aposentado José Luiz Pereira tinha dúvidas com relação às cobranças na conta de água e esgoto. Tinha, não tem mais! “Eles me explicaram tudo direitinho, agora já sei como funciona”, disse ele depois de passar pelo guichê do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), da Casa do Cidadão da avenida Ipanema. O aposentado mora no bairro Lopes de Oliveira, pega o ônibus quase na porta de casa e desce na porta da unidade “É bem fácil vir aqui”, contou.
Em Sorocaba existem seis unidades da Casa do Cidadão vinculadas à Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG), da Prefeitura de Sorocaba. Além de oferecer serviços próprios da Prefeitura, bem como da administração indireta – como é o caso da Urbes Trânsito e Transportes e do próprio Saae, mantém parcerias com instituições como CPFL Piratininga, Correios, Tribunal de Justiça de São Paulo, Procon e Sebrae-SP para atendimento de demandas específicas nas unidades. São 94 tipos de serviços disponíveis à população.
Somente nesses primeiros dias de 2016 já foram atendidos 11.283 munícipes. No ano passado, juntas, as seis unidades realizaram 980.531 atendimentos. A assistente de Recursos Humanos, Cynthia Nayara Almeida Souza esqueceu de pagar uma conta de luz e, quando percebeu o problema, não teve dúvida: foi até a Casa do Cidadão, para pegar uma segunda via. “Foi muito rápido, o atendimento é muito bom”, comentou na saída.
Fabrício César Mena é chefe de seção da Casa do Cidadão. Ele conta que só na unidade da avenida Ipanema são, em média, 900 atendimentos por dia. Além dos serviços de rotina, as casas do Cidadão também atendem demandas específicas, como inscrições para creches, em parceria com a Secretaria de Educação (Sedu). “Nesses casos nossos funcionários recebem treinamento específico”, explicou Mena.
Aliás, treinamento é um dos segredos para manter a excelência nos atendimentos, garante o chefe de seção. Segundo ele, os funcionários das Casas do Cidadão estão em constante aprendizado. No ano passado, por exemplo, os atendentes fizeram um curso de 40 horas para gestão de atendimento. “Temos muito orgulho do serviço prestado para a população. Fazemos com frequência pesquisas de satisfação e quando encontramos alguma reclamação, para nós é questão de honra descobrir o que houve e resolver. O objetivo é que o cidadão saia sempre satisfeito”, explicou.
Lucilene da Silva é professora e mediadora de conflitos, ela sempre utiliza a Casa do Cidadão pela facilidade de encontrar vários serviços no mesmo lugar. “Já utilizei os Correios, já tirei atestado de antecedentes criminais, já tirei dúvidas sobre segunda via de documentos. O atendimento daqui é sempre muito bom”, elogiou.
Fabrício contou que, muitas vezes, ele e os demais funcionários se emocionam ao resolver um problema. “Há pouco tempo atendi a esposa de um homem de meia idade, acamado. Ela precisava conseguir transporte especial para o marido fazer um tratamento fora do município. Quando eu disse que estava agendada a ambulância, ela começou a chorar. Foi muito emocionante. Eu apenas usei as ferramentas que temos aqui e ajudei aquela família”, contou Fabrício.
Sem sair de casa
O munícipe pode optar por resolver muitos problemas sem sair de casa. Desses 11 mil atendimentos realizados somente neste ano, 2.600 poderiam ter sido resolvidos pela internet, explicou Nádia da Costa Teixeira Feitosa, chefe de Divisão da Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG). “Nós fazemos o acompanhamento diário do tipo de atendimento prestado nas unidades das Casas do Cidadão e descobrimos que 2.600 pessoas estiveram lá, apenas, para esclarecer dúvidas. As respostas para os questionamentos estavam todas no nosso site”, garantiu.
A Central de Atendimento atende pelo portal: http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento . Lá são oferecidos 280 serviços diferentes e está disponível 24 horas. “A pessoa tem a facilidade de acessar de casa, do trabalho, do celular, sem precisar se deslocar”, explica a responsável. O munícipe pode usar inclusive um dos 56 pontos de internet pública gratuita, oferecidos pela Prefeitura.
Serviço:
Casa do Cidadão Ipanema
Av. Ipanema, 3.349, Vila Helena
Casa do Cidadão Itavuvu
Av. Itavuvu, 3.415, Parque das Laranjeiras
Casa do Cidadão Éden
Rua: Bonifácio de Oliveira Cassú, 180, Éden
Casa do Cidadão Ipiranga
Rua: Estado de Israel, 424, Jd. Ipiranga
Casa do Cidadão Brigadeiro Tobias
Av. Bandeirantes, 4.155, Brigadeiro Tobias
Casa do Cidadão Nogueira Padilha
Av. Nogueira Padilha, 1.460, Vila Hortência
Atendimento de segunda à sexta-feira.
Horário: das 9h às 17h
ATENDIMENTO PELA INTERNET:
http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento
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