Casas do Cidadão atendem 345 mil pessoas de janeiro a maio de 2016
Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Emerson Ferraz
Os números impressionam e comprovam a importância das Casas do Cidadão na vida dos sorocabanos. Nos primeiros cinco meses de 2016, nada menos que 345 mil pessoas foram atendidas nas seis unidades localizadas na Vila Hortência, Brigadeiro Tobias, Éden, Jardim Ipiranga, Vila Helena e Jardim Santa Cecilia.
Segunda via do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), pagamento da conta de água, solicitar melhoria na iluminação pública, limpeza, postagem ou recebimento de correspondência, emissão de certidões, ISS, emissão de cartão SUS, atendimento para orientações diversas. Esses são alguns dos serviços oferecidos diariamente aos munícipes que procuram as Casas do Cidadão.
As Casas do Cidadão prestam uma série de serviços municipais, funcionando como uma miniprefeitura. Com isso, os cidadãos podem resolver no próprio bairro, algo que antes exigiria o deslocamento até o Paço Municipal. São próprios descentralizados de serviços municipais, que funcionam em prédios construídos nos bairros estratégicos da cidade, junto aos miniterminais de ônibus.
Por conta do IPTU e Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), os meses de fevereiro e março foram os que registraram maior movimento nas seis unidades, somando 76.441 (março) e 70.462 (fevereiro). Com noventa mil pessoas atendidas, a Casa do Cidadão Itavuvu, no Jardim Santa Cecília, foi a que registrou o maior movimento nos primeiros cinco meses deste ano.
O construtor Nelson Gerent Júnior é um dos sorocabanos que sempre se utiliza dos inúmeros serviços oferecidos pela Casa do Cidadão Itavuvu. Devido à facilidade e rapidez no atendimento, a mais recente visita ao local foi para solicitar ligação de rede de água em um de seus empreendimentos, no guichê do Serviço Autônomo de Águas e Esgoto (Saae).
Central de Atendimento
Conforme estatística da Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG), que coordena as Casas do Cidadão, o volume de atendimentos de 2016, comparado com o mesmo período do ano passado, registrou uma pequena queda. Isso por conta da ampliação dos serviços oferecidos aos sorocabanos, por meio da Central de Atendimento www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento do portal da Prefeitura. “São quase 300 serviços que o cidadão pode fazer comodamente de sua casa, basta que tenha acesso à internet. Com os aplicativos bancários é possível fazer o pagamento de uma conta pelo celular”, afirma Nadia Feitosa, chefe de Divisão da SPG.
Além da segunda via do IPTU, serviços como a substituição de uma lâmpada queimada ou acesa intermitente, remoção de entulho de uma área pública, também é possível pedir a segunda via da conta de água ou alteração cadastral no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), manutenção de ciclovia, entre tantos outros serviços. Outra facilidade on-line é àqueles que precisam recorrer à Dívida Ativa. Se o cidadão fizer o cadastro em http://www.sorocaba.sp.gov.br/fiqueemdia/v3/, poderá resolver uma série de questões sem sair de casa.
Em 2015, o Portal da Prefeitura foi restruturado e melhorado para facilitar a vida dos cidadãos, permitindo que solicitem, de casa, serviços que demandariam deslocamento. Foram implementadas ferramentas para que as pessoas tenham o mínimo transtorno possível, economizando tempo e dinheiro.
Endereços e contatos:
Casa Cidadão Ipanema
Av. Ipanema, 3.349- Vila Helena
Telefone: (15) 3313.9440
Casa do Cidadão Itavuvu
Av. Itavuvu, 3.415, Parque das Laranjeiras
Telefone: (15) 3226.8192/ 3226.8157
Casa do Cidadão Éden
Rua Bonifácio de Oliveira Cassu, 180
Telefone: (15) 3335.3480
Casa do Cidadão Ipiranga
Rua Estado de Israel, 424
Telefone: (15) 3229.2950
Casa do Cidadão Brigadeiro Tobias
Av. Bandeirantes, 4.155
Telefone: (15) 3236.4371/3236.4295
Casa do Cidadão Nogueira Padilha
Av. Nogueira Padilha, 1.460 – Vila Hortência
Telefone: (15) 3233.9975
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