Casas do Cidadão registram mais de meio milhão de atendimentos em 2016

Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br

Solicitações de vagas em creche, transporte de pacientes, segunda via do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), alteração cadastral, pagamento de conta de água, emissão de certidões ou orientações sobre serviços municipais. De janeiro a julho, as seis unidades das Casas do Cidadão em Sorocaba realizaram 565.411 atendimentos à população.

Ligadas à Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG) da Prefeitura de Sorocaba, as Casas do Cidadão estão localizadas na Vila Hortência, Brigadeiro Tobias, Éden, Jardim Ipiranga, Vila Helena e Jardim Santa Cecilia. Os números comprovam a grande procura pelos serviços nessas unidades, que funcionam como miniprefeituras e se consolidaram como ponto de apoio ao cidadão nos bairros.

“São próprios descentralizados de serviços municipais que funcionam em prédios construídos nos bairros estratégicos da cidade, junto aos miniterminais de ônibus. Dessa forma, as comunidades podem resolver bem próximo de onde moram, serviços que antes exigiriam o deslocamento até o Paço Municipal”, explica a chefe de Divisão da SPG, Nádia Feitosa.

Segunda via do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), pagamento da conta de água, solicitação de melhoria na iluminação pública, limpeza, postagem ou recebimento de correspondência, emissão de certidões, ISS, atendimento para orientações diversas são mais alguns exemplos de serviços oferecidos diariamente aos munícipes que procuram as Casas do Cidadão.

O construtor Nelson Gerent Júnior é um dos sorocabanos que sempre se utilizam dos serviços da Casa do Cidadão Itavuvu. Visita o local semanalmente e a mais recente foi para solicitar ligação de rede de água em um de seus empreendimentos, no guichê do Serviço Autônomo de Águas e Esgoto (Saae).

Mas se a pessoa não tiver como se locomover, outra opção é fazer sua solicitação via internet à Prefeitura, por meio da Central de Atendimento (http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento). São oferecidos 280 serviços, disponíveis 24 horas. As demandas são encaminhadas diretamente para secretaria responsável e o solicitante sempre recebe uma resposta quanto à requisição feita. “É uma opção para resolver muitos problemas sem sair de casa”, finaliza Nádia.

Endereços e contatos:

Casa Cidadão Ipanema

Av. Ipanema, 3.349- Vila Helena

Telefone: (15) 3313.9440

Casa do Cidadão Itavuvu

Av. Itavuvu, 3.415, Parque das Laranjeiras

Telefone: (15) 3226.8192/ 3226.8157

Casa do Cidadão Éden

Rua Bonifácio de Oliveira Cassu, 180

Telefone: (15) 3335.3480

Casa do Cidadão Ipiranga

Rua Estado de Israel, 424

Telefone: (15) 3229.2950

Casa do Cidadão Brigadeiro Tobias

Av. Bandeirantes, 4.155

Telefone: (15) 3236.4371/3236.4295

Casa do Cidadão Nogueira Padilha

Av. Nogueira Padilha, 1.460 – Vila Hortência

Telefone: (15) 3233.9975

Tags:,