Cata-treco percorre a região do Jardim Simus a partir de segunda-feira

Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br

Moradores devem aproveitar a passagem dos caminhões para fazer o descarte de forma correta dos materiais inservíveis

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Serp), prossegue na próxima semana com a operação cata-treco que já recolheu 500 toneladas de materiais das residências sorocabanas. A partir de segunda-feira (1), os caminhões estarão nas ruas do Jardim Simus, Cidade Jardim, Jardim Radio Club, Jardim São Conrado, Vila Lucy, Vila Augusto, Jardim Costa Dias, Parque Manchester e Ouro Fino.

Com o volume recolhido até esta sexta-feira (29) dos bairros Quintais do Imperador e Ipatinga, a campanha atinge, só em 2016, a marca de 146 toneladas de materiais inservíveis retirados de casas dos sorocabanos. Se computado desde o início da operação cata-treco, em outubro do ano passado, são 506 toneladas de materiais.

O trabalho é ininterrupto, visando principalmente à erradicação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. Na Zona Oeste, a ação conta com apoio de voluntários ligados ao Santuário de São Judas Tadeu, localizado no bairro no Central Parque, e das comunidades de paróquias daquela região da cidade, para organização e divulgação do trabalho. São muitos os tipos de materiais sem utilidades que os sorocabanos armazenam em casa e que podem se tornar criadouros do mosquito da dengue, como metais, plásticos e madeiras, televisões antigas quebradas e geladeiras.

Também tem micro-ondas, fogão, pedaços de computadores, monitores, impressoras, máquina de lavar, sofás, camas quebradas, tanques de lavar roupas e guarda-roupas. Os moradores dessas regiões devem ficar atentos e deixar os materiais que desejam descartar nas calçadas, em frente das suas casas. Esta ação da Serp não recolhe lixo orgânico doméstico e entulhos ou resíduos de construção civil.

Tags:, ,