CEI-33 realiza mostra cultural com temática étnico-racial
Por: Bruno Rodrigues
A equipe escolar do CEI-33 “Elvira Nani Monteiro”, no Jd. Nova Esperança, realizou de 2 a 5 de dezembro a mostra cultural intitulada ‘Projeto Identidade’. A ação teve como objetivo mostrar os trabalhos realizados pelos estudantes e promover reflexão junto à comunidade local e demais visitantes da unidade, sobre questões étnico-raciais.
De acordo com a professora Rosana de Fátima M. Mascarenhas, os benefícios trazidos aos estudantes durante as atividades desenvolvidas foram muitos. “Ao longo do ano letivo de 2019 procuramos planejar ações visando proporcionar às crianças o contato com diversos materiais em variadas experiências, sejam elas dirigidas ou no livre brincar, nas socializações e nos momentos de faz de conta”, disse.
Rosana explicou que o projeto “Um pouquinho de mim entre nós” priorizou a descoberta da identidade, as características de cada um e o respeito às diferenças. “A Mostra Cultural veio para fechar nosso trabalho, expondo para a comunidade as produções das crianças e as produções realizadas pelas famílias, nessa parceria tão importante para o desenvolvimento integral de nossas crianças”, ressaltou a educadora.
Para a diretora, Fernanda Zenardi de Campos, que está designada no cargo há quase dois meses, o trabalho realizado ganhou importância ímpar para a equipe. “Nesse período pude perceber uma forte marca desta equipe: a união. Professoras; auxiliares de educação; auxiliar administrativo; orientadora pedagógica, merendeiras e funcionárias da limpeza trabalhando juntas com um mesmo objetivo, o de fazer desenvolver em cada criança os seus aspectos cognitivo, motor, social e afetivo”, enfatizou. “Quando encontramos pessoas que gostam do que fazem, com certeza elas executam as tarefas com excelência. É por isso que a equipe dessa unidade é a prova de que juntos somos mais”, completou.
Na opinião da auxiliar de educação, Ágata Cristiem Silva Rodrigues, a exposição tem grande importância por ter contado com um significativo esforço coletivo. “Desenvolvemos um projeto junto às professoras, crianças e familiares desde o início do ano. O objetivo do ‘Projeto Identidade’ era que as crianças pudessem desenvolver a autonomia e que construíssem sua identidade de acordo com cada faixa etária”, salientou.
“Juntos, iniciamos pequenas atividades semanais que pudessem culminar na finalização do projeto. Passamos por várias fases e a cada final de etapa concluíamos um pouquinho do objetivo final”, relembrou.
Em dezembro, a equipe chegou ao momento da Mostra Cultural em que puderam somar todas as atividades e fechar um grande ciclo. “O mais interessante de tudo isso é que esse é apenas um pequeno passo nessa grande caminhada das nossas crianças. Poder acompanhar o desenvolvimento motor, físico e social delas nos traz, além da satisfação profissional, um prazer pessoal”, enfatizou.
“Hoje podemos dizer que a semente foi plantada e cuidadosamente cultivada em cada etapa, unidos com a equipe escolar e com as famílias conseguimos transformar diariamente as crianças e alimentar em cada uma delas a fantasia, o sonho e a esperança”, conclui a auxiliar de Educação Ágata.
Tags:Educação