Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/centro-de-monitoramento-de-dengue-na-zona-norte-funciona-so-ate-este-sabado/
Acessado em: 19/05/2024 - 05h57

Centro de Monitoramento de Dengue na Zona Norte funciona só até este sábado

 

 

Fechamento faz parte do processo de desmobilização da rede devido à redução de casos e do movimento nas unidades de atendimento

 

 A Secretaria da Saúde (SES) alerta que o Centro de Monitoramento de Dengue (CMD) da Zona Norte de Sorocaba funciona somente até este sábado (23). O CMD da Zona Leste, que opera em parceria com o Banco de Olhos, assumirá novamente toda a demanda a partir da segunda-feira, uma vez tem caído dia-a-dia a procura por atendimento no último mês. A ação faz parte do processo de desmobilização da rede montada pela SES para garantir assistência ambulatorial à população durante o período de epidemia de dengue na cidade.

O CMD da Zona Norte opera em parceria com os Mórmons, desde o dia 15 de abril, nas dependências da Igreja localizada na Avenida Itavuvu, 5.555.  O local conta, inclusive, com dois consultórios médicos, um leito de internação de emergência e sala de hidratação com quinze cadeiras reclináveis, mas com capacidade de atender até trinta pacientes simultaneamente. O movimento maior acontece aos sábados, cujo número de atendidos, em 18 de abril, chegou a 218 pessoas, número que caiu na semana seguinte para 188, depois 144 no dia 2 de maio; 99  em 9 de maio, e 86 no último dia 16.

 

CMD Zona Leste

 

“O CMD da Zona Leste tem condições plenas de receber os munícipes da Zona Norte que precisarem de atendimento de dengue, isso sem comprometimento da demanda atual”, aponta o secretário da Saúde, Francisco Antonio Fernandes. O CMD da Zona Leste funciona também aos domingos e no final de semana passado apenas 189 pacientes foram assistidos na unidade, contra 340 do anterior. Esse número está em queda desde os dias 25 e 26 de abril (559 atendimentos), embora a maior procura tenha sido constatada em 11 e 12 de abril, quando 714 pessoas passaram por lá.

Esse CMD funciona desde 7 de março num galpão anexo à Unidade Pré-Hospitalar (PH) Zona Leste, em parceria com o Banco de Olhos (BOS). O contrato para operacionalização termina no dia 5 de junho, data em que o atendimento no local também deverá ser encerrado, adianta o secretário.

 

Números

 

Desde o início desta semana Sorocaba não encontra-se mais situação de epidemia, após registrar queda no número de novos casos de dengue por cinco semanas consecutivas. Ao todo, a cidade já computou 52.575 casos este ano, sendo 14.542 comprovados por sorologia e 38.033 por critérios clínicos. Também são 28 óbitos ligados à doença, sendo que outros 16 foram descartados por exames e 13 ainda aguardam de resultado do laboratório Adolfo Lutz. A próxima atualização de dados será divulgada no dia 27 de maio, durante entrevista coletiva.