“Cidade Limpa” chega ao fim com 150 t de materiais recolhidos
Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Zaqueu Proença
Neste último dia de operação, as equipes percorreram as ruas dos bairros Jardim do Sol, Jardim Ipê e Jardim das Estrelas
Desenvolvida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Serp), em parceria com a TV TEM, a operação “Cidade Limpa” foi encerrada nesta sexta-feira (20). Em 23 dias da ação, as equipes percorreram vias públicas de 42 bairros de várias regiões da cidade, resultando em aproximadamente 150 toneladas de materiais recolhidos.
A iniciativa da Prefeitura tem por objetivo retirar das residências materiais inservíveis que, entre outros riscos à saúde pública, podem se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti. Somada à operação cata-treco, desenvolvida pela Serp, só este ano foram cerca de 600 toneladas de materiais inservíveis retirados das residências, de 176 bairros de várias regiões da cidade.
O secretário de Serviços Públicos Oduvaldo Denadai destaca a boa resposta dos sorocabanos à campanha, descartando de forma correta materiais e objetos que guardavam em suas casas, principalmente nos quintais. “Esse material foi encaminhado para o Aterro de Inertes, sendo que parte dele é reciclado. O restante será enviado ao Aterro Sanitário”, afirma.
Normalmente, para descartar de forma correta esses materiais, o cidadão teria de contratar os serviços de uma empresa de caçambas. Pelo “Cidade Limpa” foram recolhidos objetos inservíveis como sofás velhos, colchões, armários, mesas e cadeiras, eletrodomésticos, materiais plásticos e metais, entre outros.
Tags:Cidade Limpa, Serviços Públicos