“Cidade Limpa” recolhe quase 350 toneladas de materiais inservíveis

A Prefeitura de Sorocaba já retirou pelo menos 346 toneladas de materiais inservíveis de casas, terrenos vazios e ruas em mais de vinte bairros das Zonas Oeste e Norte visitados pela operação “Cidade Limpa”, que está em sua quarta semana de execução. Nesta quarta-feira (6), as equipes da Secretaria de Serviços Públicos (Serp) percorrem ruas da Vila Eros, Jardim Celeste e Jardim Marise, nas proximidades do Aeroporto. A partir de quinta-feira (7), os serviços devem ser iniciados na região do Éden.

Diariamente, o “Cidade Limpa” atua com dez caminhões com capacidade somada para carregar dezessete toneladas em cada viagem, além de 24 trabalhadores. A operação recolhe diferentes tipos de materiais inservíveis, como móveis velhos, objetos plásticos e de madeiras, eletrodomésticos, brinquedos, entre outros. Os únicos materiais não coletados são entulho de construção civil e lixo doméstico.

Além de dar destinação ao material, a iniciativa contribui para eliminar possíveis criadouros do mosquito da dengue. Segundo dados da Serp, na primeira semana, o “Cidade Limpa” percorreu os bairros Parque Manchester, Vila Excelsior, Jardim Abatiá, Parque Ouro Fino e Jardim Ipiranga. Na segunda semana, foi a vez do “Júlio de Mesquita Filho”, Jardim Santa Bárbara, Jardim Montreal e Jardim Tropical. Já na terceira semana, os trabalhos continuaram no “Júlio de Mesquita” e se estenderam pela Vila Barão, Jardim Baronesa e Nova Esperança.

Abrindo esta quarta semana, na segunda e terça-feira, a ação foi finalizada a Vila Barão e os bairros Jardim Aeroporto, Jardim Imperial, Vila Godoy, Jardim Ana Maria, Jardim Celisa Maria, Vila Dionisia e Jardim Planalto. 

Todo material coletado é levado para o Aterro de Inertes, onde é avaliada a possibilidade de reciclagem. O Cidade Limpa é desenvolvido em parceria com a TV TEM.

 

Tags:, , ,