“Cidade Limpa” retira mais 400 toneladas de inservíveis das casas e ruas da cidade
A Prefeitura de Sorocaba concluiu, nesta sexta-feira (8), a quarta semana da operação “Cidade Limpa”. Ao todo, já foram recolhidas 403,5 toneladas dos mais variados tipos de materiais inservíveis em cerca de trinta bairros da Zona Oeste, Zona Norte e região do Éden. Na próxima semana, as equipes da Secretaria de Serviços Públicos (Serp) voltam ao Jardim Nova Esperança e também percorrem ruas da Vila Bom Jesus e do Parque São Bento.
O principal objetivo do “Cidade Limpa” é dar destinação correta a materiais sem serventia que acabam ocupando espaço no interior das casas ou são descartados irregularmente nas ruas e terrenos vazios, ocasionando transtornos à população e riscos à saúde. O principal problema são os objetos que podem acumular água e servir de criadouro ao mosquito transmissor da dengue.
A iniciativa recolhe diferentes tipos de materiais inservíveis, como móveis velhos, objetos plásticos e de madeiras, eletrodomésticos, brinquedos, entre outros. Os únicos materiais que não são recolhidos pelo “Cidade Limpa” são entulho de construção civil e lixo doméstico. Atuam diariamente na ação: dez caminhões com capacidade somada para carregar 17 toneladas em cada viagem, além de 24 trabalhadores, entre motoristas e carregadores.
Até o momento, o “Cidade Limpa” visitou os bairros Parque Manchester, Vila Excelsior, Jardim Abatiá, Parque Ouro Fino, Jardim Ipiranga, Júlio de Mesquita Filho, Jardim Santa Bárbara, Jardim Montreal, Jardim Tropical, Vila Barão, Jardim Baronesa, Vila Eros, Jardim Celeste, Jardim Marise, Nova Esperança, Jardim Aeroporto, Jardim Imperial, Vila Godoy, Jardim Ana Maria, Jardim Celisa Maria, Vila Dionísia, Jardim Planalto e a região do Éden.
De acordo com a programação da Serp, a operação Cidade Limpa estará nos bairros Nova Esperança e a Vila Bom Jesus nesta segunda-feira (11). De terça a sexta-feira (12 a 15/05), a ação percorrerá as ruas do Parque São Bento.
Todo material coletado é levado para o Aterro de Inertes, onde é avaliada a possibilidade de reciclagem. O Cidade Limpa é desenvolvido em parceria com a TV TEM.
Tags:Cidade Limpa, Cidade Limpa, Serviços Públicos, Serviços Públicos