Ciência e Tecnologia nas penitenciárias são tema de debate em Sorocaba

Por: Lucas Monteiro - Programa de Estágio - Supervisão - Neide Barbosa

Foto: Fernando Abreu

A Prefeitura de Sorocaba, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual da Administração Penitenciária (SAP), com a Fundação “Prof. DR. Manuel Pedro Pimentel” (Funap), da Fundação Luiz Almeida Marins Filho e da Anthropos Consulting, realizou nesta quarta-feira (5), uma mesa de debates no auditório da Escola Municipal Getúlio Vargas, sobre o uso da ciência e da tecnologia para a socialização nas penitenciárias. O chefe de Gabinete, Alexandre Robim, esteve presente representando o prefeito José Crespo, além da presença de demais autoridades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).

O objetivo do evento foi o de debater como as ferramentas tecnológicas podem viabilizar caminhos mais integrados para a sociedade, reunindo pontos de vista de especialistas, sobre as aplicações da ciência e da tecnologia na socialização e ressocialização de pessoas privadas de liberdade.

O chefe de Gabinete, Alexandre Robim, comentou que a iniciativa é muito bem vinda e deve ser discutida. “O trabalho da Funap é exemplar há muito tempo, além de muito importante, interessa ao município e interessa ao cidadão”, disse.

O diretor executivo da Funap e ex-consultor da Organização das Nações Unidas (ONU), Fernando Gomes de Morais, explicou que é necessária a humanização do trabalho penitenciário. “Além de profissionais capacitados, a importância desse evento é mostrar às pessoas que ainda sim, existem seres humanos nas penitenciárias brasileiras, que também merecem ser tratados com dignidade”, argumentou Fernando.

Após a mesa, o público presente contou com uma palestra com o tema “As idéias inovadoras e vitrines do conhecimento”, ministrada pelo professor e historiador, Luiz Almeida Marins Filho.

O evento teve a participação do vereador Pastor Apolo, José Idelfonso Martins, presidente da Funap, Luiz Augusto Barrichello Neto, juiz do Departamento de Execuções Criminais (Decrim 4), Ozerio Tadeu Pereira, diretor técnico do Grupo Regional de Ações do Trabalho e Educação e demais autoridades da RMS.

Sobre a Funap

A Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” busca planejar, desenvolver e avaliar, no âmbito estradual, programas sociais nas áreas da assistência jurídica, educação, cultura, capacitação profissional e do trabalho para as pessoas que se encontrem privadas de liberdade.

A Funap foi instituída pelo Governo do Estado e é vinculada à Secretria de Estado da Administração Penitenciária, e conta, atualmente, com 170 estabelecimentos penais, com uma população de, aproximadamente, 220 mil presos.

Tags:,