Com “União e Amor” FSS reúne milhares de pessoas na festa de Natal

Por: Viviane Gonçalves

A Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lilian Crespo e sua equipe, realizaram neste sábado (09), a maior festa que a região central de Sorocaba já recebeu: O Natal Mágico Paz na Terra- 2017. O evento teve o apoio da iniciativa privada, de outras secretarias municipais, da Câmara Municipal e da Associação Comercial, sendo realizado na praça Cel. Fernando Prestes, das 09h às 13h, para as crianças de entidades inscritas conforme edital.

A festa reuniu milhares de pessoas, além do Prefeito José Crespo, a Vice-prefeita Jaqueline Coutinho, o Presidente da Câmara de vereadores- Rodrigo Manga, o vereador Hudson Pessini, os secretários municipais e diversos servidores.

O evento de Natal é um sonho de Lilian e foi designado a ela pelo Prefeito Crespo “desde o começo eu queria unir as pessoas, unir secretários, prefeito, vice, os vereadores, os voluntários, os funcionários, o povo, as entidades e os lojistas que merecem esta decoração e esta festa. Eu pensei em uma decoração de shopping no centro da cidade e mais do que a decoração, foi trazer para cá o espirito do Natal: da amizade, do amor e principalmente da união” diz ela.

Aproximadamente 1 mil crianças de 10 entidades assistenciais, que foram ao local com o transporte cedido pela prefeitura, tiveram um dia diferente, com pipoca, sorvete, pastel, brincadeiras, shows de mágicos e apresentações culturais. Além disso, ainda levaram para casa brinquedos que foram doados por empresas parceiras do FSS. Um sonho que se realizava na vida de cada um deles, ” para nós isso que o Fundo Social fez demonstra a preocupação que eles têm com a nossa demanda, com crianças carentes e que realmente necessitam deste auxilio. Estamos indo para casa com a imagem destas crianças felizes e realizadas, ” contou Kátia Mendes T. Silva, coordenadora da Oficina Céu Azul, que levou 26 crianças de 06 a 14 anos, inscritas no projeto deles de contra turno escolar, para atendimentos com oficinas de arte, esporte e informática.

A mesma felicidade sentiu Ana Cristina Vaz Pinheiro, coordenadora do Instituto Humberto de Campos e as 70 crianças atendidas pela entidade “ muitos não têm oportunidade de ter árvore de Natal em casa, de ver Papai Noel e muito menos de ganhar presente. Eles estavam ansiosos por isso, você pode ver a alegria no rostinho deles. Foi maravilhoso ”.

Para o Prefeito José Crespo mais um desafio cumprido, “ A Lilian e sua equipe fizeram algo mágico aqui hoje e é importante falar que a prefeitura não teve despesa nenhuma. Esta festa é a prova de que unidos e com força de vontade nós podemos fazer algo muito grande e ajudar milhares de pessoas. O envolvimento dos funcionários, da iniciativa privada, da Associação Comercial, dos vereadores, tudo isso, resultou neste dia maravilhoso de festa, de amor, ” contou ele.

Além do Prefeito, a vice-prefeita Jaqueline Coutinho também ficou encantada, “ é um momento ímpar, há muitos anos que Sorocaba, não vivia isso, patrocinado pela iniciativa privada, pelas associações e pelo Poder Público. A Presidente do Fundo Social, a Lilian, teve esta iniciativa, tem que ser aplaudida pois demostra todo carinho, toda emoção e toda a fraternidade da época do Natal e isso mostra também como a fraternidade é importante, ” declarou Jaqueline.

Representando a Câmara de vereadores, o presidente Rodrigo Manga, também elogiou a realização “ Há muito tempo não havia nada como isso, por meio de um esforço entre a Associação Comercial, o Poder Executivo, as empresas e até a nossa Câmara Municipal abraçamos a ideia e contribuímos de alguma forma, pois a população merece. A nossa praça ficou linda e isso aproxima as famílias e deixa que as coisas ruins, como as drogas, fiquem longe daqui, ” comentou ele.

Quem também faz parte do Legislativo e esteve lá, foi o vereador Hudson Pessini, que representou os lojistas, enfatizando sobre a necessidade de algo assim, ” é um sonho que eu sempre tive, desde que estou por aqui, há anos. Isso é o primeiro passo para que Sorocaba tenha a volta um Natal que ajude de fato as nossas crianças. Isso também é bom para o comércio pois gera emprego. Somente este ano, o comércio contratou 2 mil pessoas, nenhuma empresa contratou tanto como o comércio, por isso, eles merecem esta festa”, indagou ele.

Um palco foi montado para as atrações artísticas e também para o discurso da Presidente do Fundo, que chamou ao palco todos os principais parceiros e colaboradores, desde os funcionários, aos empresários, além do prefeito, da vice e dos vereadores. Sucesso reconhecido por todos os envolvidos e apenas uma palavra para definir o mesmo sentimento, UNIÃO, “Eu acredito na união, eu quero provar que unidos nós podemos tudo, “ finalizou Lilian.

A colaboração de outras secretarias como a de Cultura que ficou responsável pelas atrações artísticas, de Segurança com as equipes da GCM, de Obras e a de Planejamento que projetaram e executaram a casinha do Papai Noel, também foram essenciais para compor esta grande comemoração natalina.  No evento, também teve a abertura oficial da casinha do Papai Noel, que daqui até o dia 22 de dezembro ficará aberta, com a presença do o Papai Noel para a visitação.

Decoração diferenciada com muito trabalho

A região central foi totalmente revitalizada com a colocação de 30 pinheiros decorados por cada uma das secretarias municipais, além da câmara de vereadores e da Associação Comercial. Uma grande árvore de Natal é iluminada a noite e um grande presépio também enfeita o local em clima natalino. A diversão das crianças foi sem dúvida a casinha do Papai Noel que está aberta à população que queira visitar o Papai Noel, até o dia 22 de dezembro.

Isso tudo só foi possível graças ao empenho de uma equipe do FSS, servidores de outras secretarias que trabalharam dia, noite e até na madrugada, são eles: ANA LÚCIA SABADIN, ANDRE GAIDUKAS, CASSIANE SOUZA, CIRLENE MASCARENHAS, CLAUDIA CRISTINA TAVARES FERNANDES, CRISTINA TOASSA, JORGE AFFEICH, LARISSA RONDELO e a VOLUNTÁRIA SOLANGE GARCIA. “Nesse contexto quero que se estenda toda a gratidão aos funcionários da Prefeitura que abraçaram esta causa.” Palavras de LILIAN CRESPO.

Com a colaboração da Associação Comercial, as comemorações não param por aí: Em quase todos os dias haverá um trenzinho que realiza passeios de graça à população pela região. Além disso, também tem laser Show, que ilumina ainda mais as noites no local.

 

 

Tags:, , , ,