Comitê de Bacia Hidrográfica Sorocaba e Médio Tietê

Por: Amanda Vieira - Programa de Estágio

O Comitê de Bacia Hidrográfica Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT) realiza nesta sexta-feira (31), às 9h, um encontro especial para marcar o aniversário de 23 anos de fundação. A 52ª Reunião Plenária ocorrerá no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, no Jardim Dois Corações, e contará com a presença do atual presidente do comitê, o prefeito José Crespo.

“Esta é uma data muito importante para todos nós. O Comitê de Bacias é um órgão que tem como característica o dinamismo em suas ações, fundamental para a defesa dos interesses em comum no que diz respeito à hidrografia da nossa região, e há 23 anos vem desempenhando seu papel com muita competência”, destacou Crespo.

O CBH-SMT foi criado com o objetivo de trabalhar por um melhor aproveitamento dos recursos hídricos de 34 cidades da região. Entre as conquistas do comitê está a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga, por meio da Lei Estadual nº 10.100, de 01 de dezembro de 1998, e alterada pela Lei Estadual 11.579, de 02 de dezembro de 2003. A área de abrangência da APA corresponde à área geográfica da bacia hidrográfica formadora da represa de Itupararanga, abrangida pelos municípios de Alumínio, Cotia, Ibiúna, Mairinque, Piedade, São Roque, Vargem Grande Paulista e Votorantim.

Além da comemoração especial, durante a plenária, será apresentada a proposta para elaboração do Plano Integrado Resíduos Sólidos do Sorocaba e Médio Tietê, um convênio entre a Secretaria do Estado de Meio Ambiente (SMA) e o Consórcio de Estudos, Recuperação e Desenvolvimento da Bacia do Rio Sorocaba e Médio Tietê (Ceriso); será deliberado ainda sobre o parecer técnico referente à duplicação da Raposo Tavares; será apresentado o Plano de Aplicação de Cobrança 2018; e será feita a deliberação sobre a hierarquização dos pleitos 2018 a serem encaminhados à SECOFEHIDRO para análise.
Sobre o CBH-SMT

O CBH-SMT foi formado no dia 2 de agosto de 1995, no município de Itu, com o apoio da sociedade civil e dos prefeitos envolvidos. As principais preocupações que nortearam a formação deste grupo foram a poluição das águas do Tietê e o reservatório de Itupararanga, principal manancial da bacia de Sorocaba.

Orientado pela Lei nº 7.663/91, o comitê tem contribuído para o fortalecimento do sistema estadual de recursos hídricos. Os municípios que fazem parte do CBH-SMT são: Alambari, Alumínio, Anhembi, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Bofete, Boituva, Botucatu, Cabreúva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Conchas, Ibiúna, Iperó, Itu, Jumirim, Laranjal Paulista, Mairinque, Pereiras, Piedade, Porangaba, Porto Feliz, Quadra, Salto, Salto de Pirapora, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tatuí, Tietê, Torre de Pedra, Vargem Grande Paulista e Votorantim.

O Jardim Botânico está localizado na rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações.

Tags:,