Comunidade pode participar do “Doa Sorocaba” no dia 3 de dezembro
Por: Jornalista responsável: Tânia Franco – tmferreira@sorocaba.sp.gov.br
Aderindo ao movimento, a prefeita Jaqueline Coutinho vai doar seu tempo a duas instituições da cidade, uma de animais e outra de idosos.
No contraponto ao consumo desenfreado, incentivado por campanhas que ganharam nível mundial, como a Black Friday, uma organização norte-americana vem, há 7 anos, incentivando pessoas a doar aquilo que têm em excesso, ou o suficiente para oferecer ao outro num gesto de alento, carinho, atenção, disposição e dedicação, tanto para alimentar ao corpo, quanto à alma.
É o movimento “Giving Tuesday”, criado pelo britânico Henry Timms, em 2012, em Nova Iorque, pensando no desenvolvimento de uma consciência voltada à inovação e à criatividade tanto de empresas, quanto de pessoas físicas, na construção de uma sociedade mais justa e mais humanizada. No Brasil, a ideia ganhou corpo em 2013 e há dois anos Sorocaba passou a figurar como participante da atividade com o Doa Sorocaba.
Encampado pelo Instituto Alexandre e Heloísa Beldi (IAHB), o movimento acabou ganhando mais legitimidade com a Lei 11.637, do vereador Péricles Régis, que criou o Dia de Doar em Sorocaba, em 2017. Assim, se oficializou a terça-feira posterior ao Dia de Ação de Graças e à Black Friday (3 de dezembro, neste ano) como a data em que os sorocabanos podem participar desta rede de solidariedade. Na verdade, o dia segue o calendário desenvolvido originalmente nos Estados Unidos e que é seguido por outras cidades brasileiras, além de cerca de 80 países. Representante de Sorocaba na Assembleia Legislativa de São Paulo, a deputada Maria Lúcia Amary também tornou oficial o Dia de Doar em todo o Estado. Foi o Doa Sorocaba, inclusive, que norteou a ação da parlamentar fazendo com que São Paulo seja o primeiro estado a celebrar a data.
O dia é considerado o ponto de partida para a adesão daqueles que se importam com as outras pessoas e querem mudar as realidades a partir de si.
Diferente do que acontece em ações de doação onde, geralmente, há alguma instituição ou pessoa alvo do trabalho, o Doa Sorocaba não focaliza beneficiados.
Ao contrário, espera-se que os doadores promovem aqueles projetos, pessoas, comunidades ou atitudes que melhor lhes cabe, enquanto processo de ajuda. Não se trata de doação em dinheiro somente, mas em serviços com a limpeza de uma praça, a construção de um espaço comum, o atendimento gratuito de doentes, o desenvolvimento de brincadeiras com crianças ou a visitação a idosos, por exemplo.
Uma rede
Declaradamente apaixonada por animais, em especial por cachorros, a prefeita Jaqueline Coutinho vai entrar para o rol de doadores e irá oferecer seu tempo a uma instituição que cuida de animais e a outra que cuida de idosos. “Não tem como ficar indiferente a uma campanha desta natureza. As pessoas precisam compreender que doar não é apenas ofertar dinheiro a alguém ou a algum projeto. A gente pode e deve doar amor, carinho, respeito e solidariedade”, enfatizou.
Seguindo a proposta do Doa Sorocaba, a prefeita disse que pretende capitanear um movimento entre seus colaboradores para que, também, os servidores públicos se motivem e possam aderir. Jaqueline vai convidar secretários e colaboradores a refletir sobre os valores e conceitos impostos pela sociedade consumista e no quais o ser humano acaba se afundando sem perceber a necessidade dos outros. “Vivemos um momento onde somente o ser humano poderá cuidar do ser humano, revivendo práticas de mais generosidade, mais compreensão e empatia”, comentou. A prefeita ainda não decidiu a quais entidades poderá oferecer suas doações.
Multiplicando
“Quem doa transforma. Quem doa multiplica ações”, enfatiza a consultora do IAHB e voluntária integrante do comitê do Doa Sorocaba, Raquel Barbosa Rogoschewski. Conforme explica, o movimento pede apenas para que aqueles que aderem à doação postem em redes sociais suas participações, por meio da hashtag doasorocaba (#doasorocaba).
Raquel conta que o trabalho tem crescido aos poucos, mas uma avaliação do IAHB identifica o potencial da cidade em três vezes mais do que aquele registrado em anos anteriores.
Mas para que as ações aumentem é preciso, primeiro, que a comunidade sorocabana conheça e adira à campanha e, acima de tudo, compartilhe suas ações. Muita gente, segundo Raquel Barbosa, não gosta de contar sobre aquilo que faz por e para outras pessoas por considerar uma atitude arrogante. Mas, diferente disso, o movimento busca que as melhores ações sejam exemplo a quem gostaria de, também, colaborar com o próximo. “O que queremos é que as pessoas assumam seu lugar de sujeito na sociedade, fazendo aquilo que pode fazer, doando de si; seja o que for”, comentou reiterando que, neste sentido, as redes sociais são a melhor ferramenta para alavancar a ideia.
Dois shoppings locais mantêm espaços destinados à arrecadação preservando, inclusive, a identidade dos doadores. No Pátio Cianê Shopping – que também já promoveu um evento visando arrecadar alimentos para a data – um estande fechado dá à clientela a possibilidade de depositar roupas, calçados e brinquedos, entre outros objetos, numa janela instalada estrategicamente. Outro parceiro é o Shopping Cidade que também adotou a campanha disponibilizando seu tapume de doação, já existente, ressaltando o Doa Sorocaba. O material ali arrecadado é entregue ao Fundo Social de Solidariedade (FSS) que auxilia entidades locais.
A agência de publicidade Atua abraçou a ideia e fez todo o material de divulgação da campanha. Além disso, uma ação interna na empresa arrecadou 250 peças de roupas para instituições sorocabanas. A Padaria Real colocou em suas embalagens a hashtag #doasorocaba para ajudar na divulgação, enquanto um pequeno empresário do setor de limpeza de veículos, aderindo ao movimento, dá curso gratuito de lavagem ecológica a jovens carentes.
Neste ano, o Doa Sorocaba está buscando alimentar a quem precisa. A campanha pede o engajamento de restaurantes e bares que podem doar os valores de um prato, ou uma porcentagem, ou seu lucro de um dia, a alguma instituição local. “Para quem não importa. O importante é doar e compartilhar nas redes sociais os resultados obtidos marcando o @doasorocaba e as hashtags #doasorocaba #diadedoar. Assim podemos medir o impacto dessa ação”, reitera Raquel. Ela também lança um convite para que pessoas e empresas adiram ao movimento, ao seu modo, patenteando a característica benemérita do sorocabano. “Dia de doar é todo dia, mas neste 3 de dezembro, a cidade espera um pouco mais; espera que a solidariedade a eleve a um nível de ser a campeã de doações no Brasil. Vamos disseminar a cultura da doação, acreditando que podemos fazer mais por quem precisa”, enfatizou.
Qualquer dúvida sobre o movimento “Doa Sorocaba” pode ser esclarecida pelo site doasorocaba.com.br. O espaço virtual também oferece visibilidade às organizações sociais de Sorocaba e da região que buscam ser vistas por aqueles que procuram a quem doar. Basta se cadastrar e aparecer aos doadores.
O site também dá oportunidade a estudantes, famílias, igrejas, ONGs e pessoas de participar da campanha oferecendo material explicativo com ideias e formas para adensar o “Doa”, tanto no sentido de doar, quanto no de pedir ajuda. Todo material é liberado para download e pode ser usado para estimular a participação.
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