‘PROGRAMA SUPER SERVIDOR’ – Conhecido por todo Paço Municipal, servidor conta trajetória de 31 anos na Prefeitura
Por: Gabriel Fernando (programa de estágio) - Supervisão de Marcelo Andrade
Ser servidor público não é uma carreira fácil, deve-se compreender e trabalhar a máquina administrativa, trata-se de uma tarefa bastante árdua que exige dedicação, amor e paciência. Isso é o que diz Edinaldo Proença, um dos servidores mais queridos e respeitados dentro da prefeitura.
Conhecido como uma pessoa de muito alto astral, ética, capacidade e competência, além de ser sempre o motivador de sua equipe, seja sendo chefia ou subordinado, Edinaldo Proença, de 47 anos é servidor público há 31 anos, quando em 1987 não era necessário concurso público, porém cinco anos mais tarde em obrigatoriedade do concurso, o servidor prestou e foi aprovado.
Atualmente na parte administrativa do gabinete da Secretaria Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda – Sedeter, o servidor já chegou a passar por vários setores, como a manutenção de frota, logística, a licitações, – onde fez parte da primeira equipe de pregoeiros da prefeitura -, a ministração e serviços no paço municipal, em que trabalhou com grandes profissionais; ainda passou pela zeladoria, telefonia, patrimônio, almoxarifado, arquivo, e segurança patrimonial, além de também participar dando aula na Escola de Gestão Pública e no Time do Emprego, projeto que é uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado.
“Em junho de 1987 eu iniciei minha carreira como serviçal menor onde tive chefes austeros e exigentes com os quais aprendi muito; recebi o presente de Deus de trabalhar sempre com equipes maravilhosas que também me ensinaram muito a trabalhar em equipe. Eu entendi que podemos e devemos confiar um no outro e assim superarmos desafios e juntos alcançamos grandes conquistas, como eu consegui em todo meu trajeto aqui como servidor”, contou Edinaldo.
Tão importante quanto as outras secretarias do governo, no momento a Sedeter está promovendo a migração da ISO 9001, da ISO 2008, para ISO 2015.
“A nossa secretaria é a única na Prefeitura de Sorocaba e uma das poucas no estado de São Paulo que possui certificação ISO, nosso objetivo é levar esse sistema de qualidade a todas as secretarias da prefeitura, deixo claro que não sou o responsável pela implantação da ISO na Sedeter, o grande responsável por esta inovação é o também servidor Marcos Salinas, mas eu sempre apreciei o trabalho desta equipe e hoje estar aqui para aprender como tudo funciona é grandioso para mim”, explicou.
Nesses 31 anos de trabalho, Edinaldo relata que já trabalhou com cinco prefeitos diferentes e que a responsabilidade de trabalhar na prefeitura foi sempre maior a cada mandato.
“Isso para mim acaba sendo a cada ano um novo desafio, pois é saber que fazemos parte da maior empresa da cidade de Sorocaba, somos mais de 11 mil servidores e temos o dever de cuidar do bem estar da cidade e de cada cidadão que escolheu Sorocaba para morar. Então a cada mandato que chega é continuar com o trabalho e buscar melhorar sempre, aceitando e entendendo os desafios, e ter a consciência que tudo muda, é estar preparado para as mudanças e colaborar com as elas”.
Inspirado por uma frase da Madre Teresa de Calcutá em que ela diz: “Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz”, o servidor descreve que todas as equipes em ele passou ele tenta os formar como “guerreiros de serviços” por acreditarem e sonharem juntos, unindo o conhecimentos de antigos servidores com a garra e determinação de jovens que estão a pouco tempo em seus cargos. E foi nessa teoria que em 2009 a antiga Secretaria de Administração (SEAD) conquistava o primeiro lugar no prêmio de Gestão Pública, conquista que para Edinaldo ficará marcada na vida dele e todos os servidores que fizeram parte daquele time, mostrando que para alcançarem as melhorias necessárias, que não somente beneficiariam a administração pública mas também tornariam cada um dos servidores mais comprometidos com o serviço público.
Ao ser questionado se o experiente Edinado Proença se considera como um “Super-Servidor”, a resposta foi positiva.
“Eu olho para trás e vejo todo um trabalho construído, o tempo me ensinou e buscar a humildade, mas confesso que gosto de ver esse trabalho reconhecido, quero com minha história, motivar outros servidores a acreditarem que é possível construir uma carreira no serviço público e o mais importante resgatar a auto estima de cada funcionário que batalha para também ser lembrado”, afirma.
Por onde passou nessa sua caminhada de 31 anos de servidor público, Edinaldo sempre deixou que a sua luz interior brilhasse não para cegar os adversários, mas para iluminar o caminho de todos, fazendo que assim o desejassem e tornasse-o tão querido.
“Fico imensamente grato e feliz por construir toda essa história, e espero que os próximos anos eu possa ter mais lembranças para guardar com tanto carinho e servir como incentivo a quem quer entrar nessa vida de servidor, tenho certeza que se amarem o que fazem, todos serão tão compensados por Deus com essa alegria e gratidão quanto eu”. Concluiu o servidor.
Tags:recursoshumanos