Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/coralusp-encerra-outubro-rosa-em-sorocaba-2/
Acessado em: 21/07/2024 - 23h43

CORALUSP encerra Outubro Rosa em Sorocaba

Por: Marina Jabur – mjabur@sorocaba.sp.gov.br

Por meio de uma parceria entre o Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba (FSS) e o Shopping Cidade, o município recebe neste sábado, dia 31, o Coralusp – Grupo Azul, que fará apresentação gratuita, às 18h, na Praça de Alimentação do Shopping. A vinda do grupo para a cidade faz parte da Programação do Outubro Rosa, campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Sob a regência de André Juarez, no espetáculo denominado “Canta Raul e Outros Rocks” o coral presta homenagem ao pai do rock brasileiro, Raul Seixas. Serão apresentados também outros clássicos do rock nacional e internacional, como Rita Lee, Jorge Bem Jor, Tavito, Foo Fighters, entre outros.

O CORALUSP tem atuado como importante centro de pesquisa e ensino na formação de músicos profissionais. Oferece a todos os integrantes a oportunidade de iniciação e desenvolvimento através de uma equipe de orientadores nas áreas de técnica vocal, percepção e estruturação musical.

Criado em 1997 por André Juarez, o Grupo Azul é uma das equipes mais antigas e atuantes do Coral da Universidade de São Paulo. “A música é a linguagem das almas. Por isso, concertos do CORALUSP Grupo Azul são sempre alegres e festivos. Essa ‘conversa’ de almas que ocorre entre público e coro é uma experiência espiritualmente muito enriquecedora para todos os envolvidos”, afirma Juarez, que destaca o orgulho de participar do encerramento de um evento que promove uma causa tão nobre como o Outubro Rosa.

O shopping Cidade fica na Avenida Itavuvu, 3373, – Jardim Santa Cecília.

CORALUSP

Fundado em 1967 por Benito Juarez e José Luiz Visconti, o CORALUSP reúne, atualmente, um número de aproximadamente novecentos cantores distribuídos em onze grupos distintos. Sua trajetória inclui apresentações por todo o Brasil, além de turnês pelo exterior (Estados Unidos, Europa, África e América do Sul), premiações da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), participações em festivais, concertos em teatros, igrejas, parques, escolas, universidades, programas de rádio e TV, além de um grande número de registros fonográficos.

Em seus dezessete anos de atividades, o grupo Azul já desenvolveu sete grandes projetos: “Azul”, “Volta ao Mundo em 4 Vozes”, “Blóco Andrénalina”, “Música Inglêsa”, “Samba no Côro”, “Retrospectiva 15 Anos”, e “América do Som”. A agenda de apresentações do grupo também sempre foi intensa e diversificada.

Ao longo desse período o Grupo Azul já realizou mais de seiscentos concertos, participou de inúmeros festivais, congressos, formaturas, cerimonias religiosas, gravações e eventos especiais. Participou, também, de grandes concertos coral-sinfônicos ao lado da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e da Orquestra Sinfônica da USP.

André Juarez

Vibrafonista, maestro e arranjador, traz em seu currículo extensa atividade musical (didática e artística).  Graduado Magna Cum Laude pela Berklee College of Music (Boston, EUA), possui títulos de Bacharel em Música pela UNESP e de Mestre em Artes pela UNICAMP. Tendo atuado, por vários anos, como professor de música na Instituição, é um dos regentes do Coral da Universidade de São Paulo (CORALUSP – Grupo Azul) e está iniciando o doutorado em música.

É regente do CORALUSP desde 1988 e lidera suas três bandas: André Juarez Quarteto (MPB instrumental e latin jazz), o quinteto Le Petit Comité (jazz-rock) e o Grupo Gato Preto (choro). Como side-man, também atua regularmente com inúmeras bandas, grupos com os quais já se apresentou em boa parte do território nacional.