CRAS descentralizado levará atendimentos aos bairros
Atendendo à determinação do prefeito José Crespo, que quer todos os serviços públicos sendo levados aos bairros, para que os cidadãos não precisem se deslocar ao centro da cidade para receber atenção da administração municipal, a Secretaria de Igualdade e Assistência Social está ampliando os serviços do CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) nas unidades descentralizadas.
Sorocaba possui dez unidades do CRAS espalhadas pelos bairros. Com a reformulação e ampliação dos serviços, será garantindo que nenhuma região fique desassistida de ações de proteção social e os técnicos da Secretaria de Igualdade e Assistência terão melhores condições para avaliar as demandas de cada região, optando pela implantação de programas sociais conforme as características de cada área.
Cada unidade já conta com equipes técnicas especializadas, como psicólogas e assistentes sociais, capacitadas a realizar a implementação de políticas sociais que o município desenvolve, ou pode vir a aplicar futuramente, e a aproximar a assistência social dos cidadãos. Segundo a secretária de Igualdade e Assistência Social, Cintia de Almeida, está sendo atendido o desejo do prefeito de que as pessoas não precisem se deslocar para o centro ou para o Paço para receberem a atenção do Poder Público. “Estaremos sempre ao lado das pessoas, nas vilas e nos bairros, perto das suas casas”.
O CRAS é um grande instrumento de defesa de direitos da população, além de organismo que auxilia a desenvolver e a aplicar políticas sociais. Ele funciona como um mecanismo de acesso da população para todos os benefícios da assistência social, seja federal, como o Bolsa Família, Estadual ou Municipal.
A ampliação vai proporcionar, entre outras coisas, que os segmentos que utilizam os serviços tenham atenção e atendimento próximo da sua residência, o que agilizará a aplicação de ações de assistência e criará um vínculo mais fortalecido entre cada cidadão atendido e o Poder Público.
Mediação é destaque
A Secretaria de Igualdade e Assistência Social está mantendo conversas com a Vara Especial de Violência Doméstica, cujo titular em Sorocaba é o juiz Hugo Maranzano, para consolidar a Câmara de Mediação.
A Câmara de Mediação é uma parceria que está sendo firmada entre a Prefeitura de Sorocaba e a Vara Especial de Violência Doméstica. Constituída a partir de profissionais da Secretaria da Igualdade e Assistência Social, como psicólogos e assistentes sociais, a Câmara de Mediação deve se reunir, separadamente, com a mulher que solicitou medidas protetivas e com o suposto agressor, a fim de encaminhá-lo para um grupo de orientação psicossocial, de modo que ele não reincida em agressões. O objetivo, ainda segundo Cintia, é romper com o ciclo de violência doméstica. Esse serviço foi criado em Sorocaba pelo Centro Especializado de Reabilitação do Autor em Violência Doméstica (CERAV) e é referência nacional.
Tags:Bairros, Centro de Referência, Cras