Crespo é elogiado em mais uma tarde do Fale com o Prefeito
Por: Leandro Nogueira - lmnogueira@sorocaba.sp.gov.br
O prefeito José Crespo voltou a atender pessoalmente a população na tarde da sexta-feira (17) e foi muito elogiado pelas pessoas com quem conversou. “ele é muito atencioso”; “eu gosto muito dele”, “ele atende bem o povo”, “dá a resposta de imediato, não enrola”, foram algumas das opiniões de cidadãos ouvidos pela Secretaria de Comunicação e Eventos. O atendimento é prestado toda sexta-feira no Salão de Vidros, no piso térreo do Paço Municipal.
De acordo com Crespo, o trabalho é para servir a população e que, muitas vezes, acaba aconselhando como resolver algum problema, que a pessoa desconhecia a maneira. “Por falta de informação há assuntos que causam dúvida ou até o desespero. Poderiam ir direto a um balcão e abrir um processo para resolver, mas como não sabem disso, lembram dos políticos que nas eleições estiveram no bairro ou até na casa da pessoa”, conta o prefeito.
Um dos casos que mais chamou a atenção dele na tarde da última sexta-feira foi uma senhora que tem somente uma cópia sem autenticação do seu RG e mais nenhum outro documento. “Ela recebe pensão e, de vez em quando, é feito um recadastramento para saber se a pessoa está viva, e no próximo ela não vai ter como provar isso”, disse Crespo. Ele avaliou que toda a família correrá riscos se ela perder a pensão. Contou ao prefeito que o cartório, da cidade onde nasceu, no Nordeste, pegou fogo e não tem mais arquivo. Crespo disse que buscará os meios para ajudá-la.
A pensionista Ana Maria de Jesus, 75 anos, disse que nasceu em Mauriti, no Ceará, mas há muitos anos está em Sorocaba. Perdeu todos os seus documentos, inclusive a certidão de nascimento, e agora anda somente com uma cópia não muito legível do antigo RG. Ela foi levada para conversar com o prefeito pela amiga Vitória Escobar, uma funcionária aposentada da Prefeitura. “Eu gosto muito dele, sou fã, por isso a trouxe”, disse Vitória. Apesar das senhas para o encontro serem distribuídas a partir das 13h, ela pediu para que o filho dela fosse ao Paço às 9h para aguardar o início da entrega.
O aposentado Abel Leme de Souza, 72 anos, foi pedir mais frequência na manutenção da estrada do Iporanga e mais ônibus para aquela região. “É bom que ele atenda o povo. Mas o governo está começando agora, não tem como exigir muito”, disse. A pensionista Vandair Gomes Lourenço, 75 anos, disse que foi ao encontro só para vê-lo. “Conheço ele como político a muito tempo, é muito atencioso”, afirmou.
O corretor de imóveis, Claudemir Schaustz de Souza, 31 anos, foi conversar com o prefeito em companhia da esposa e filha de 8 meses. Queria informações sobre um processo de desapropriação que poderá exigir a demolição de parte do imóvel a família. “Parece que parte é da Prefeitura, a gente quer que um topógrafo indique qual é a parte da Prefeitura”, afirmou. Deixou o local dizendo que o prefeito é transparente, responde rápido e não enrola.
A técnica em enfermagem Darlene Mendes de Almeida, quis saber se pode ser beneficiada com a isenção do IPTU. “Acompanho o trabalho político do Crespo, gosto dele”, disse Darlene.
Fale com o Prefeito – De acordo com a assessora do prefeito, Follguy Garcia, das pessoas que o procuraram nesta sexta-feira, ficaram sabendo da possibilidade de falar com o prefeito por meio da Guarda Civil Municipal, ao procurarem o Paço, pelo próprio prefeito, pela internet e redes sociais e por uma emissora de rádio.
O Fale com o Prefeito é realizado toda sexta-feira, a partir das 14h. Na sexta-feira ele atendeu 15 pessoas até o final da tarde. As senhas começam a ser distribuídas uma hora antes. Cada pessoa tem dez minutos para apresentar suas sugestões ou reivindicações que, conforme a complexidade, são encaminhadas na hora.
Tags:Fale com o Prefeito, Governo, Prefeito