Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/criancas-da-cei-71-recebem-educacao-ambiental/
Acessado em: 13/08/2022 - 00h01

Crianças do CEI 71 recebem Educação Ambiental do Projeto ‘Bica vai à Escola’

Por: Letícia Campos

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente Parques e Jardins (Sema), realizou hoje (22) o projeto “Bica vai à Escola”, programa de Educação Ambiental do Parque da Biquinha, com as crianças do CEI 71 no Jardim Nova Esperança, com o tema Cultura Indígena, propiciando a conscientização ambiental para o universo das crianças.
O projeto “Bica vai à escola” é um programa da Sema ligada a Educação Ambiental que vai até as escolas, com agendamento prévio, levando material biológico, banners, jogos educativos, utensílios indígenas, fantoches com diversos personagens para entrar no mundo lúdico das crianças. Por se tratar do mês de abril, comemoração do dia do Índio (19), este foi o tema escolhido pelo CEI 71, propiciando o primeiro contato destas crianças com a cultura indígena.
A ação contou com uma roda de conversa com o fantoche do indiozinho e pintura no rosto com as cores primárias extraídas pelos nativos brasileiros dos frutos e dos minerais presentes na natureza. Assim, os estudantes aprenderam que a cor vermelha pode ser extraída do urucum, a cor preta do Jenipapo e do carvão, a cor branca do caulim. Além disso, os pequenos aprendizes tiveram a oportunidade de conhecer sobre a cultura e o modo de vida dos primeiros povos das terras brasileiras.
O secretário Jessé Loures entende que a Educação Ambiental inicia-se nas escolas de Educação Infantil para se perpetuar por toda a sociedade, “as crianças são os agentes multiplicadores dos princípios de solidariedade e do cuidado com a natureza”, ressalta.
Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3224.1997. O Parque da Biquinha está localizado na avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília.

Muito Mais por Sorocaba!