Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/criancas-do-instituto-clave-de-sol-aprendem-sobre-a-cultura-indigena-2/
Acessado em: 13/08/2022 - 00h36

Crianças do Instituto Clave de Sol aprendem sobre a Cultura Indígena

Por: Letícia Campos

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), recebeu nesta quinta feira (11) no período da manhã aproximadamente 25 estudantes do Instituto de Educação Especial Clave de Sol para uma Visita Monitorada no Parque da Biquinha.

Durante a visita, os participantes conheceram a história do parque, a nascente que originou seu nome, algumas espécies de árvores e puderam participar de várias atividades com foco na cultura indígena, tema escolhido pela coordenação da escola.

As crianças puderam manusear peças indígenas, utensílios tupis guaranis e aprender um pouco sobre a alimentação dos povos nativos. Aprenderam que os índios tinham como hábito a pintura no rosto como uma forma de representar os animais, e puderam sentir isto na pele com a pintura na face, utilizando cores primárias extraídas do Jenipapo e Urucum.

Conforme o Secretário da Sema, Jessé Loures, a educação ambiental junto às crianças é a melhor forma para criar agentes multiplicadores, verdadeiros defensores da natureza e da cultura brasileira, além da inclusão social ser um dever da educação ambiental.

Ao finalizar o passeio educativo, as crianças puderam brincar no playground e participar de um piquenique, sempre em contato com a natureza.

O Parque da Biquinha fica na Avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112 – Jd. Emília e atende pelo telefone 3224-1997, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

Muito Mais por Sorocaba!