Crianças experimentam brincadeiras antigas no “Férias no Museu”
Por: Laura Vieira - lauravieira@sorocaba.sp.gov.br
“Eu gosto de brincar de corre cotia”, avisa a Marcela Leme, 7 anos. Ela foi uma das 25 crianças inscritas para participar nesta quinta-feira (21) do projeto “Férias no Museu”, realizado pela Secretaria da Cultura de Sorocaba (Secult), no Museu Histórico Sorocabano (MHS). Já nesta sexta-feira, mais uma turma de 20 crianças será recebida no local, desta vez para uma sessão de cinema especial, o “Cine Bonde”.
O MHS promove atividades de férias para aproximar as crianças dos museus. “As crianças costumam vir em excursões com a escola e para fazer trabalhos escolares, mas nós queremos que as visitas no museu também sejam realizadas no momento de lazer, por opção”, comenta a museóloga Daniella Gomes Moreira.
Nesta quinta-feira (21), as crianças puderam experimentar brincadeiras antigas. Elas foram recepcionadas pelos monitores, fizeram um passeio rápido pelo casarão que abriga o museu e ficaram livres para perguntar. A ideia é que o interesse por uma peça ou outra do acervo, surgisse de forma espontânea. Raul Vaz Ribeiro, 10 anos, ficou impressionado com as tralhas que eram carregadas pelos tropeiros: “Eu nunca tinha visto essas coisas”, disse.
Depois, nos jardins do museu, as crianças experimentaram as brincadeiras como pega-pega, corre cotia e queimada, entre outras. Lucy Wincler, 8 anos, era uma das mais animadas: “Gosto de tudo que tem correria”.
Para o “Cine Bonde” desta sexta-feira (22), os inscritos vão assistir ao filme “As aventuras de Tintim”, uma produção de 2012, dirigida por Steven Spielberg, que narra as aventuras de um jovem repórter que acaba se envolvendo numa caça ao tesouro. O local de exibição do filme aumenta mais ainda o clima de aventura, pois o “cinema” será um bondinho datado de 1901, que faz parte do acervo do museu.
Tags:Cultura, Férias no Museu, MHS