Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/criancas-menores-de-cinco-anos-devem-ser-vacinadas-contra-a-paralisia-infantil-e-o-sarampo-neste-sabado/
Acessado em: 19/05/2024 - 06h09

Crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas contra a paralisia infantil e o sarampo neste sábado 

 

Neste sábado (8), Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Seguimento contra o Sarampo, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), manterá 31 postos de vacinação: serão as 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, que estarão funcionando das 8h às 17h.

Todas as crianças menores de cinco anos (entre seis meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias) deverão ser levadas por pais ou responsáveis em qualquer uma das 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, que estarão abertas das 8h às 17h.

Devem se imunizar contra a poliomielite – responsável pela paralisia infantil –  crianças de seis meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias. Já contra o sarampo, devem receber a vacina as crianças entre 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias. 

A campanha continua até o dia 28 de novembro. De segunda a sexta-feira, as doses das vacinas do calendário básico continuarão disponíveis nas 31 UBSs, durante o horário normal de funcionamento de cada uma delas. Além disso, as UBSs também oferecerão as vacinas do Calendário Básico às crianças com esquema em atraso.

A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é atingir a cobertura vacinal de 95% do público-alvo. Em Sorocaba, são 35.575 crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade e 31.847 entre 1 ano e menores de cinco.

A vacinação contra a poliomielite tem como objetivo manter a erradicação da doença no Brasil, que não apresenta casos de poliomielite desde 1990. Já contra o sarampo, a campanha visa garantir a eliminação da doença no país. Em São Paulo, o último caso ocorreu no ano de 1989 no município de Teodoro Sampaio.