Curso de férias Aquagito leva cultura indígena às crianças

Por: Secom Sorocaba

O Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira” recebeu na manhã desta segunda-feira (21) 40 crianças de 6 a 10 anos de idade para o primeiro dia do curso de férias Aquagito. Até sexta-feira (25), elas vão participar de diversas atividades gratuitas com o tema “Povos indígenas: de olho na floresta”.

O Aquagito é realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). “Os nossos cursos de férias visam aproveitar esta época de recesso escolar para ensinar crianças um pouco mais sobre meio ambiente. Desta vez, a garotada vai aprender sobre a cultura indígena e em especial a da tribo dos Kuikurus, que é uma das 14 etnias existentes no Parque Nacional do Xingu”, conta o titular da Sema, Jessé Loures.

O ano de 2019 foi escolhido como o Ano Internacional das Línguas Indígenas pela ONU (Organização das Nações Unidas) e a Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e a Cultura), com o objetivo de chamar a atenção para muitos idiomas indígenas que têm desaparecido e destacar a necessidade de preservar essa cultura. No Brasil, segundo o IBGE, 274 línguas indígenas são faladas, no entanto grande parte das etnias estão perdendo seu idioma.

Até sexta-feira, os pequenos terão a oportunidade de conhecer a cultura dessa tribo: suas relações com a floresta e o rio, casa, alimentação, farmácia, brincadeiras de criança, histórias/mitos, vestuários e as diferentes atividades que realizam destacando a sua língua.

Neste primeiro dia, as crianças se dividiram em grupos e participaram de atividades lúdicas. “O que mais eles gostaram foi de conhecer uma oca feita de bambu, que tinha objetos originais da tribo kuikurus, como por exemplo o que eles usam para caçar, como arco e flecha e zarabatana, materiais para colher frutas, além de objetos de decoração e ornamento, como colares, brincos e chocalhos”, conta a educadora Viviane Rachid.

Além disso, eles tiveram uma experiência de conexão com a natureza, conhecendo a floresta do Parque da Água Vermelha descalços, como se fossem índios. Ao final da manhã, eles confeccionaram uma peteca e puderam brincar.

O Parque da Água Vermelha está localizado na rua România, 150, no Jardim Europa. Mais informações pelo telefone (15) 3221.6643. Segue abaixo a programação do Aquagito:

 

Terça-feira (22)

08h00 – Chegada e brincadeiras

08h30 – Contação de Histórias/Lendas sobre os símbolos das pinturas (apresentar os símbolos)

09h00 – Grupo I e II: Oficina 1: Confecção da bandeira + camiseta / Grupo III e IV: Oficina 2: Confecção do vasinho de argila

10h30 – Higienização e Lanche INDIVIDUAL

11h00 – Grupo I e II: Oficina 1: Confecção do vasinho de argila / Grupo III e IV: Oficina 2:Confecção da bandeira + camiseta

12h30 Encerramento

 

Quarta-feira (23)

08h00 – Chegada, brincadeiras e receber a tarefa familiar

08h30 – Grupo I e II: Oficina 1: Confecção do cocar / Grupo III e IV: Oficina 2: Pintura do vaso e confecção da flecha

10h00 – Higienização e Lanche INDIVIDUAL

10h30 – Grupo I e II: Oficina 2: Pintura do vaso e confecção da flecha / Grupo III e IV: Oficina 1: Confecção do cocar

12h00 – Demonstração das danças

 

Quinta-feira (24)

08h00 – Chegada e brincadeiras

09h00 – Grupo I e II: Trilha na mata (supermercado e farmácia dos índios) com o pajé / Grupo III e IV: Confecção do colar e brincadeiras de índio

10h30 – Higienização e Lanche INDIVIDUAL

11h00 – Grupo I e II: Confecção do colar e brincadeiras de índio / Grupo III e IV: Trilha na mata (supermercado e farmácia dos índios) com o pajé

12h30 – Encerramento

 

Sexta-feira (25)

08h00 – Chegada e brincadeiras

08h30 – Pescaria: apresentar os objetos de pesca do índio e contar como ele pesca/ Atividade do Peixe que sabe!

10h00 – Higienização e Lanche COMUNITÁRIO

10h30 – Pintura corporal e colocar acessórios

11h30 – Apresentação das danças com as crianças enfeitadas

 

Muito mais por Sorocaba!

 

 

Tags:,