Defesa Civil lança Plano de Contingência do município

Por: Secom Sorocaba

 

A Defesa Civil, órgão ligado à Secretaria de Segurança da Prefeitura de Sorocaba, lançou nesta quinta-feira (03), o Plano de Contingência e Proteção a possíveis catástrofes que possam ocorrer na cidade, em alguma época do ano que não esteja dentro do calendário de atendimentos do Plano Verão (dezembro a março). A apresentação foi para diversos setores da sociedade incluindo, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra e ao menos seis secretarias municipais.

O documento faz parte das Leis Federais 12.340/10 e 12.983/14, que determinam que o município organize elementos e responsabilidades de diversos setores para que em alguma situação emergencial, a assistência às famílias já esteja preparada.

O Plano define sistemas de alertas a desastres, em articulação com um sistema de monitoramento. De acordo com o coordenador do órgão, Davi Dutra, estas informações são fundamentais para identificação de medidas de prevenção e preparação. “Por meio deste documento preenchido por todas estas pessoas que estão aqui hoje, nós iremos fechar este Plano e, desta forma, teremos uma ação planejada para um atendimento muito melhor às possíveis vítimas”, contou ele.

Além destas utilidades, o documento conterá os recursos disponíveis para as repostas emergenciais, com lista e quantidade de materiais de forma a permitir uma resposta efetiva.

Para o secretário de Segurança e Defesa Civil, Jefferson Gonzaga, o Plano de Contingência deve ser visto como um documento dinâmico. “Os problemas surgem, as situações se alteram, as falhas são identificadas e a legislação sofre mudanças, por isso este documento será revisado e atualizado ano a ano. Hoje é apenas o começo, e é muito importante ver esta sinergia de todos estes setores envolvidos. Esperamos não ter que utilizá-lo, porém se algo acontecer estaremos precavidos”, disse ele.

Participaram da reunião os secretários Osmar Thibes Junior (Recursos Humanos), Marcelo Regalado (Fazenda), Luiz Alberto Fioravante (Planejamento e Projetos), representantes das secretarias de Cultura; Conservação, Serviços Públicos e Obras; Relações Institucionais e Metropolitanas; SAAE; Urbes; Cidadania; Meio Ambiente; Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda e Saúde.

 

 

Tags:,