Defesa Civil vai lançar Plano Verão 2016/2017

Por: Tânia Franco - ttferreira@sorocaba.sp.gov.br

A Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec) lança na próxima quinta-feira (1 de dezembro), às 9h30, no auditório da Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, a edição 2016/2017 do Plano Verão.

Anualmente, é a partir desta data que as Defesas Civis de São Paulo entram num processo de monitoramento e cuidados com aquelas áreas suscetíveis a problemas causados por chuvas. Trata-se de um trabalho de desenvolvimento de ações preventivas e emergenciais em situações de risco. Constituem a Defesa Civil de Sorocaba, além dos voluntários alocados nos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudec) e aqueles determinados pelas secretarias municipais, a Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Militar e a concessionária do serviço de energia elétrica, CPFL.

O Plano Preventivo da Defesa Civil – Plano Verão 2016/2017 se estenderá até 31 de março do próximo ano e contempla o acompanhamento das chuvas, com monitoria diária nos seis pontos de monitoramento instalados na cidade (Cerrado, Éden, Jardim Abaeté, Alto da Boa Vista, Bairro dos Morros e Rio Sorocaba), de modo a proceder às ações necessárias que garantam a segurança das populações nesses locais. Mesmo com um índice pluviométrico menor em relação a anos passados, a Comdec se mantém alerta ao menor sinal de mudança do tempo ou de acordo com as previsões meteorológicas.

Formada por um grupo de cerca de 70 pessoas, todas voluntárias, a Defesa Civil tem um organograma de atuação de acordo com cada uma das características dos setores que a compõem. A partir de uma Central de Gerenciamento de Emergência, ligada à coordenação da Defesa, existem agentes de apoio técnico – Secretarias da Saúde (SES), Negócios Jurídicos (SEJ), Habitação e Regularização Fundiária (Sehab) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae); de apoio assistencial – Fundo Social de Solidariedade (FSS) e Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes) e Serviços Públicos (Serp), entre outras; e de apoio administrativo-logístico – Esporte e Lazer (Semes), Fazenda (SEF), Educação (Sedu) e Administração (Sead). O fluxograma contempla, também, a constituição de um grupo de órgãos parceiros, formado pelo Jeep Club, CPFL, Cetesb, Tiro de Guerra e os Nudecs.

Tags:, ,