Definida rota da Tocha Olímpica em Sorocaba
Por: Roberto Menna – trmenna@sorocaba.sp.gov.br
A Força Tarefa da Cidade (FTC), encabeçada pela Secretaria de Esporte e Lazer (Semes), divulgou na manhã desta quarta-feira (15) o percurso pelo qual a Tocha Olímpica passará, no dia 17 de julho, em Sorocaba. O grupo é formado por funcionários de pastas municipais e autoridades de forças de segurança.
Após deixar Itapetininga, a chama chegará a Sorocaba às 8h08, a partir de um comboio vindo pela rodovia Raposo Tavares. Porém, a previsão de saída pelas ruas da cidade será às 8h15, da Avenida Izoraida Marques Peres, em frente ao Shopping Iguatemi, onde 62 condutores darão início ao revezamento da tocha.
Cada pessoa selecionada pelo Poder Público, pelos patrocinadores oficiais do evento – Coca-Cola, Nissan e Bradesco – e pelo Comitê Olímpico cobrirá uma distância de 200 metros, totalizando um percurso de 12,4 km. Todo o processo tem previsão de 2h30 de duração.
Rota da tocha
Deixando o seu ponto de partida em Sorocaba, o símbolo máximo do esporte seguirá por toda extensão da Avenida Antônio Carlos Comitre, avançando pela Avenida Barão de Tatuí e as ruas Cesário Mota, São Bento e XV de novembro. Atingindo o retorno da Praça Artur Fajardo e subindo a Rua Souza Pereira, com destino ao Palacete Scarpa.
No prédio histórico, a tocha olímpica obedecerá a uma particularidade local, quando pegará carona na bicicleta de um condutor pela Rua Álvaro Soares até a ciclovia da Avenida Dom Aguirre, parando por breves minutos para fotos oficiais. Atualmente, Sorocaba possui uma malha cicloviária de 124 quilômetros, que corta o município de leste a oeste e de norte a sul.
Ao fazer contorno na Praça Lions, o comboio retoma a sequência do itinerário, com uma parada de 15 minutos no Museu de Arte Contemporânea (MACS), onde ocorrerá festa de um dos anunciantes, aberta à população.
Retornando no sentido inverso pela Rua Souza Pereira, os condutores levarão a tocha novamente pela Rua Álvaro Soares, descendo a Rua Francisco Scarpa, no Centro, passando por pontos como o Mercado Municipal e a Praça da Bandeira. Na Avenida Afonso Vergueiro, acessa as ruas Armando Zuliani, Eurides Fogaça e a Avenida General Osório, atingindo a Zona Norte de Sorocaba pela Avenida Adhemar de Barros e Rua Maciel Baião.
Em frente à Unidade Pré-Hospitalar (UPH) Zona Norte, a chama invade a Avenida Ipanema e transita por toda a extensão da Rua José Joaquim Lacerda e boa parte da Rua João Ribeiro de Barros, fazendo conversão na Rua Luzerne Proença Arruda.
Nos últimos metros, o público poderá acompanhar o revezamento da tocha por Sorocaba na Rua Joaquim Ferreira Barbosa, cruzando a frente do Centro Esportivo “Armando Bacelli”, até chegar ao Parque das Águas, pela Rua Professora Olímpia Prestes. Esse grande espaço vai abrigar uma pira olímpica – que será acesa ao término da celebração – e sediará uma ação cultural promovida pela municipalidade, para receber todos os interessados em festejar o momento.
Saindo do Parque das Águas, a Tocha Olímpica seguirá rumo a Tatuí. O destino final do artefato é o Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, local em que chegará no dia 5 de agosto.
Evento teste
Visando ao sucesso da participação sorocabana no revezamento da Tocha Olímpica, Sorocaba vai realizar um evento teste no dia 3 de julho. De acordo com o chefe de Divisão de Eventos Esportivos da Semes, José Renato Salia, o momento será único para a simulação de toda a logística envolvida na passagem da chama.
“Na ocasião, poderá ser averiguado o tempo total do percurso na velocidade média do condutor, que é de 6 km/h, e efetuar todas as paradas necessárias, contando com o apoio de todos que integram a Força Tarefa”, relata.
Sorocaba na rota da tocha
Sorocaba é um dos 329 municípios selecionados pelo Comitê Olímpico para receber o revezamento da tocha no Brasil e, com a aproximação do evento, a Prefeitura já expõe o tema por meio de uma peça publicitária promocional na Praça Lions. O local é um dos pontos de maior circulação de veículos, na junção entre as avenidas Dom Aguirre e Afonso Vergueiro. O motivo da campanha “Chama Geral” é convidar a população para se unir e participar da festa máxima do esporte.
Tags:Esporte, Tocha Olímpica