Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/dentistas-levam-otimismo-e-emocao-a-pacientes-da-policlinica/
Acessado em: 21/02/2024 - 14h31

Dentistas levam otimismo e emoção a pacientes da Policlínica por meio da música

Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br

O início da tarde desta quinta-feira (12) teve um toque especial na Policlínica Municipal de Especialidades “Edward Maluf”. Três dentistas da unidade resolveram se juntar para entoar músicas de natal aos pacientes que aguardavam por consulta. A intenção do grupo foi levar uma mensagem de alegria e otimismo aos usuários do SUS.

Com uma flauta transversal, um violino e um teclado formou-se o grupo de servidores da rede pública municipal de Saúde. Dentista concursado há 31 anos, Fernando de Paula Souza Júnior conta que os colegas de profissão já se reúnem normalmente para tocar algumas músicas e tiveram a ideia de promover uma apresentação aos pacientes.

“Oferecer a oportunidade de as pessoas ouvirem músicas de qualidade é também um ato de gratidão aos pacientes. Atendemos o ano inteiro, achamos necessário fazer algo a mais e a ideia foi essa. A intenção é descobrir mais servidores músicos para aumentar o grupo e, quem sabe, criar um projeto. Essa foi a primeira vez que nos apresentamos, também queremos melhorar a cada apresentação”, conta o dentista pianista.

Com Samuel Figueiredo Leite, na flauta transversal e Alessandra Batistela Laragnoit e Fernando, no teclado, formaram o grupo que abriu sorrisos nos pacientes. Ao violino, Felipe Tanaka Leite, filho de Samuel, também ajudou a trazer à tona a emoção das pessoas. Ao tocar músicas como “Jesus Alegria dos Homens”, do compositor barroco Johann Sebastian Bach, e de composições mais conhecidas como “Então é Natal”, os pacientes se alegraram e bateram palmas ao término de cada canção.

Dona Milca Ferreira da Silva, de 65 anos, moradora da Vila Barão elogiou a iniciativa e aproveitou para elogiar os atendimentos oferecidos na Policlínica. “Essa apresentação foi maravilhosa e senti uma emoção muito boa. Hoje estive na unidade para passar com o dentista, mas sempre sou bem atendida em diversos setores daqui”, contou.

Samuel e Fernando são dentistas da Policlínica e atuam na especialidade de endodontia. Alessandra também dentista da unidade, atende pacientes com necessidades especiais. Já Felipe é estudante de medicina e foi convidado a fazer parte pelo pai Samuel.