Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/dia-d-contra-o-sarampo-atende-1-078-pessoas-e-vacina-220/
Acessado em: 05/03/2024 - 04h50

‘Dia D’ contra o sarampo atende 1.078 pessoas e vacina 220

Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Alexandre Lombardi - alombardi@sorocaba.sp.gov.br

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), realizou neste último sábado (30) o ‘Dia D” de vacinação contra o sarampo para adultos não vacinados, na faixa etária de 20 a 29 anos de idade. A imunização ocorreu nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) das 8h às 17h e 1.078 pessoas compareceram para serem imunizados, mas apenas 220 precisaram da aplicação.

De acordo com a SES, durante a 2ª fase da campanha, realizada entre os dias 18 e 30 de novembro, 2.074 compareceram às UBSs e 582 precisaram ser vacinadas pela SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola). A população estimada de Sorocaba nesta faixa etária é de 120.844 pessoas. O município apresenta cobertura vacinal para crianças de 1 ano de 90,64% e de crianças menores de 1 ano 96,42%.

Mesmo com a campanha oficialmente encerrada, a vacina continua à disposição nas 32 UBSs. Para consultar o endereço dessas unidades, basta acessar o link –https://servicos.sorocaba.sp.gov.br/selu/#/[1] . Sorocaba registrou até o momento 46 casos de sarampo.

De acordo com a SES, as crianças entre seis e 11 meses de idade devem ser vacinadas. Após completarem um ano, essas mesmas crianças precisarão se imunizar novamente com a vacina SCR. E, aos 15 meses, deverá ser feita a vacinação da Tetraviral (SCR-Varicela). O intervalo mínimo entre a vacina SCR aplicada nos menores de um ano de idade e a dose da vacina SCR aplicada a partir de 12 meses, deverá ser de 30 dias.

Além desse público, o esquema vacinal contempla pessoas entre 1 e 29 anos de idade (duas doses com intervalo mínimo de 30 dias) e pessoas entre 30 e 59 anos de idade (uma dose). Cidadãos com 60 anos ou mais não precisam ser vacinados, pois essas pessoas já podem ter entrado em contato com o vírus e, por isso, estar imunes ao sarampo. Os indivíduos que não tiverem como comprovar que receberam vacinas recomendadas conforme calendário de vacinação, deverão comparecer nas UBSs para atualização de todas as vacinas, inclusive a de sarampo.

Pesagem do Bolsa Família

Que a pesagem de mulheres e crianças é um dos principais requisitos para a continuidade no Programa Bolsa Família, isto todos os beneficiários já sabem, porém, por conta da baixa procura dos mesmos (37,25%), a Prefeitura de Sorocaba tomou uma medida emergencial. Junto com o “Dia D” de vacinação, foi realizado um plantão de pesagem. O balanço de presenças neste dia será divulgado apenas na próxima sexta-feira (06) pela Secretaria de Igualdade e Assistência Social (Sias), quando todos os dados estarão contabilizados.

Endnotes:
  1. https://servicos.sorocaba.sp.gov.br/selu/#/: https://servicos.sorocaba.sp.gov.br/selu/#/