Dia “D” – Sorocaba contra a dengue acontece em ao menos 54 pontos estratégicos

 

 

Campanha terá ainda ações pontuais em três bairros críticos

 

A campanha Dia “D” – Sorocaba contra a dengue será desencadeada no próximo sábado (21) em ao menos 54 pontos estratégicos da cidade, das 9h às 13h. Haverá distribuição de material informativo e orientações à população sobre a necessidade de eliminar criadouros de larvas do mosquito transmissor da doença. Ação mais incisiva, por equipe especializada, – com a realização de bloqueios, coleta de materiais inservíveis e nebulização – ocorrerá nos bairros Nova Esperança, Parada do Alto e Vila Gabriel, das 8h às 17h, onde há alta infestação do mosquito Aedes aegypti e maior número de casos confirmados da doença.

Desde a semana passada, a Prefeitura de Sorocaba mobiliza voluntários de clubes de serviços, entidades, ONGs, estudantes, igrejas, sindicatos e outros grupos organizados para somar ao time de servidores municipais. Os voluntários vão atuar na ação campal em pontos estratégicos da cidade, com alto volume de pessoas e trânsito de veículos. Ao todo foram confeccionados 250 mil folhetos contendo informações sobre prevenção e atenção aos sintomas da dengue, além de 1.000 camisetas para os voluntários e mais 120 faixas para serem estendidas em cruzamentos.

“A maior ação será na região do Centro, em pontos principais de deslocamento da população, para atingir o maior número de pessoas em trânsito”, explica Flaviano Agostinho de Lima, um dos responsáveis pela articulação da campanha. Ele revelou que a Polícia Militar vai participar da ação com 70 membros da academia e que as Sociedades de Amigos de Bairros também estão se engajando. “Teremos pelo menos 600 pessoas nas ruas para alertar sobre a prevenção à dengue. E há a possibilidade de ampliarmos os pontos de ação, conforme a demanda.”

 

Ação territorial

 

Para a ação territorial, ou seja, nos bairros com maior risco de contágio, três caminhões estarão disponíveis para transportar entulho até o aterro. As equipes e profissionais da saúde que atuarão nesses locais receberão equipamentos de proteção individual (EPIs) e sacos de lixo. Carros de som e veículos das secretarias municipais serão usados na ação, que deve se estender durante a semana. A expectativa é que 7,5 mil casas sejam visitadas e 28 mil pessoas abordadas. O planejamento dessa etapa está a cargo da Secretaria da Saúde (SES).

Flaviano explicou que o ideal é eliminar o transmissor antes dele chegar à fase adulta. “Primeiro removem-se os criadouros, limpa-se tudo, depois é feita a nebulização para matar o Aedes adulto.” Cada mosquito bota até 100 ovos, que podem sobreviver até um ano. Basta 10 minutos na água para as larvas eclodirem e de 7 a 10 dias para formar o mosquito. “Por isso que é importante não apenas colocar sabão ou detergente nos recipientes, é preciso remover com buchas os ovos que ficam presos nas paredes.”

        

Mídias

 

Para dar maior impacto à ação, as redes sociais são usadas para difundir a campanha. O cidadão que queira aderir à iniciativa pode baixar banner e moldura para personalizar sua foto no Facebook, bem como conferir os vídeos, folhetos e cartazes da campanha da prevenção promovida pela Prefeitura. Outra facilidade é um modelo de relatório semanal de vistoria do imóvel, por meio do qual o cidadão pode fazer o controle da sua casa, condomínio ou empresa e evitar criadouros. Todo o material está disponível no site Sorocaba contra Dengue, onde é possível obter mais informações sobre prevenção e sintomas da dengue, assim como do mosquito transmissor.

Flaviano lembra que Sorocaba, com base em dados históricos do Instituto Oswaldo Cruz, é citada como referência no combate à febre amarela em 1901, doença também transmitida pelo Aedes aegypti. “Somos referência, então precisamos extirpar o mosquito e não deixar a dengue aumentar ainda mais.” A coordenação de toda a operação do Dia “D” ficará a cargo do secretário da Saúde Francisco Fernandes. 

 

Tags:, , , , , , , ,